Na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP), deu início a execução de um importante convênio com a Associação dos Surdos de Barbacena (ASSB). O objetivo é ampliar a acessibilidade dos usuários surdos aos serviços de saúde do município.
O evento, realizado na sede da SESAP, contou com a presença de autoridades, imprensa, servidores e usuários da ASSB. Durante a cerimônia, foi destacada a importância da equidade e do atendimento especializado para a população surda, garantindo que a acessibilidade vá além das barreiras físicas, alcançando também a comunicação efetiva no atendimento médico.
O convênio, no valor de R$ 692.008,00 e com duração de 12 meses, prevê a implementação de um sistema de intérprete de Libras por meio de chamada de vídeo, permitindo que os pacientes surdos possam se comunicar com os profissionais da saúde de forma ágil e eficiente 24h. Foram entregues tablets e aparelhos de telefone aos estabelecimentos de saúde para que os usuários do serviço que necessitarem possam utilizar nos hospitais, UBSs e na própria SESAP. Além disso, 120 servidores da SESAP serão capacitados em Libras, reforçando o compromisso da gestão municipal com a equidade no acesso à saúde.
O secretário de Saúde, Gustavo Ferreira, enfatizou que a iniciativa representa um avanço significativo na humanização do atendimento em um momento de emoção durante a cerimônia. “Hoje é um dia marcante para a saúde e para a Prefeitura de Barbacena. A gente dá mais um passo no convênio com a Associação de Apoio aos surdos de Barbacena, legitimando, garantindo o acesso a serviços públicos para essa comunidade tão importante”, afirmou Gustavo.