A cidade de Barbacena foi palco, nesta quarta-feira (24), da etapa macrorregional Centro Sul da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O encontro teve como objetivo central reforçar a importância das condições dignas de trabalho, da saúde dos trabalhadores e da participação social nas políticas públicas voltadas à área.
O evento reuniu representantes de diversos segmentos, como usuários do SUS, profissionais da saúde, conselheiros, gestores e especialistas. Juntos, eles debateram propostas e construíram, de forma coletiva, diretrizes que visam melhorar as condições de trabalho e ampliar os cuidados com a saúde do trabalhador em todo o país.
Durante os debates, foram abordados temas como a prevenção de acidentes, saúde mental no ambiente de trabalho, novas condições de trabalho, valorização profissional e fortalecimento da fiscalização das condições laborais. As propostas aprovadas nesta etapa serão levadas à fase estadual, contribuindo com a formulação de políticas mais eficazes e humanizadas.
Participaram da conferência os município: Antônio Carlos, Capela Nova, Congonhas, Lamim, Madre de Deus, Santana do Garambéu, Barroso, Entre Rios de Minas, Santa Rita, Cel. Xavier, Tiradentes, Paiva, Ritápolis, Lagoa Dourada, Santa Bárbara do Tugúrio, Ibituruna, Nazareno, Lafaiate, Prados e Barbacena.
A conferência reforçou o papel essencial da escuta ativa e da construção coletiva na elaboração de soluções que impactem diretamente a vida dos trabalhadores brasileiros.