A Prefeitura de Barbacena deu início a implementação das novas secretarias após a aprovação da Reforma Administrativa pela Câmara Municipal. As novas nomeações têm o objetivo de atender uma necessidade de Barbacena em determinadas áreas cruciais, além de criar um fluxo adaptado as necessidades de desenvolvimento da cidade.
A Reforma Administrativa inclui a criação das seguintes pastas: Secretaria de Administração, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Esportes, Paradesporto e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Urbanismo.
Alguns secretários serão nomeados gradativamente nos próximos dias. Dentre as mudanças estão:
• Márcia Souza, antes responsável por coordenar projetos importantes como o Plano Diretor e a Mobilidade Urbana, agora é a nova Secretária de Urbanismo, e cuidará de questões como uso do solo e zoneamento.
• Daniel Melo assume a Secretaria de Serviços Públicos, depois de seu trabalho na Secretaria de Assistência Social, onde desenvolveu importantes projetos como o Restaurante Popular e o programa Comida na Mesa.
• Rodrigo Carvalho ocupa a Secretaria de Planejamento. O secretário, anteriormente estava à frente da Secretaria de Gabinete e agora passa a liderar o planejamento da cidade.
• Tatiane Fillardi, servidora de carreira, terá a missão de fortalecer a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trazendo essa que é uma importante pauta.
• André Guedes será o novo Secretário de Assistência Social, cargo anteriormente ocupado por Daniel Melo. André tem experiência no Gabinete do Prefeito e na Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana.
• Alexandre Braga, antes diretor da área de Cultura, Desporto e Turismo na Secretaria de Educação, assume a Secretaria de Cultura e Turismo, que passa a ter status de secretaria.
• Júnior Silva, é o novo Secretário de Governo, assumindo o lugar de Fabrício Magri, que será realocado para o SAS como vice-diretor. Junior atuou no gabinete, como assessor do prefeito Carlos Du.
• Ângelo Pádua, coronel da reserva e ex-comandante do 9º Batalhão, será o novo titular da Secretaria de Segurança Pública, que integra a Guarda Civil Municipal, SETRAM e a Defesa Civil.
• Cristiane Queiróz assumirá a Secretaria de Gabinete. Cristiane chegou a assumir temporariamente a Secretaria de Fazenda, também durante a última gestão.
• Antônio Américo Júnior, advogado e professor universitário, será o Advogado Geral do Município. Nos últimos quatro anos, Dr. Antônio Américo foi Consultor do Município.