A Prefeitura de Barbacena, em parceria com a MG Transplantes, órgão da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), iniciam uma campanha para incentivar e fortalecer a cultura da doação de órgãos entre a população. A partir de uma mobilização que se inicia na 56ª Expô Barbacena, a campanha tem o objetivo de ampliar as chances de vida de milhares de pessoas que aguardam na fila por um transplante.
Durante a festa acontecerá a apresentação de informativos sobre o tema, balões e mensagens da MG Transplantes.
De acordo com dados atualizados, mais de 46 mil brasileiros estão atualmente na lista de espera por um transplante de órgão. Em Minas Gerais, o número ultrapassa os 4 mil pacientes à espera de um órgão vital, além de mais de 4.300 pessoas que aguardam por um transplante de córnea.
Cada doador pode salvar até 10 vidas, o que torna a conscientização sobre o tema ainda mais urgente. A campanha prevista contará com distribuição de materiais informativos, orientações sobre o processo de doação e a importância do diálogo entre familiares — já que, no Brasil, a autorização para a doação de órgãos só pode ser dada pelos parentes do doador.
A doação de órgãos é um gesto de solidariedade que pode mudar o destino de muitas vidas. Em Barbacena, a esperança de milhares de pacientes ganha força com a sensibilização da comunidade. Dizer “sim” à doação é dar uma nova chance à vida.