Com o objetivo de fortalecer a autoestima, o autoconhecimento e a capacidade de crianças e adolescentes para identificar e relatar situações de risco, a Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), aderiu ao Programa de Educação Protetiva e Emocional (P.E.P.E), em parceria com o Instituto Rafaela Drumond e a Associação Transformar.
Voltado para alunos da Rede Municipal, o programa promove oficinas educativas com duração de 50 minutos destinadas a crianças com até 11 anos, e rodas de conversa com duração de uma hora voltadas para adolescentes a partir de 12 anos. As atividades são realizadas dentro do ambiente escolar, com cronograma organizado para atender diferentes turnos e faixas etárias, de forma acolhedora e segura.
As ações desenvolvidas utilizam o Método ESEPAS (Educação Sexual, Emocional e Prevenção ao Abuso Sexual), com linguagem adequada à faixa etária, conduzidas por profissionais capacitados, com especialização em prevenção ao abuso sexual infantil. Para os adolescentes, a abordagem é feita por meio de rodas de conversa conduzidas por profissionais do Instituto Rafaela Drumond, com expertise em lidar com temas como assédio, violência e bullying.
As rodas de conversa oferecem um espaço de escuta ativa, onde os jovens são incentivados a compartilhar experiências e a compreender seus direitos, em um ambiente de confiança e respeito.
As ações foram desenvolvidas em diversas escolas da rede municipal de ensino de Barbacena, durante esta semana, as escolas contempladas foram: E.M. Embaixador Martim Francisco – CAIC, E.M. Coronel Camilo Gomes de Araújo, E.M. Sebastião Francisco do Vale e E.M. Yayá Moreira.
A implementação do projeto acontece por intermédio do Vereador Everton Wallace e alcançou centenas de alunos com atividades divididas por turnos e séries e contemplará todas as demais escolas da Rede no 2º semestre!