Na manhã da última quinta-feira (14), Barbacena viveu um momento especial em comemoração aos seus 234 anos de fundação. A data foi marcada pela Primeira Solenidade Cívica de Troca da Bandeira nacional, realizada na Praça do Rosário, em frente ao monumento em homenagem aos pracinhas, espaço de grande simbolismo para a cidade.
O evento contou com a presença de autoridades municipais, forças de segurança pública municipal, autoridades das diversas searas e populares, que prestigiaram a cerimônia mesmo em pleno feriado.
Durante o ato, os pavilhões estadual e municipal foram hasteados, ladeando a Bandeira Nacional, em homenagem à cidade.
A solenidade também teve participação de tropa formada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e grupamento de representação da Policia Penal e integrantes em forma, das demais forças de segurança do estado.
A cerimônia faz parte do calendário comemorativo da cidade e ressalta a importância do civismo e do patriotismo.
Este ano, além do aniversário de Barbacena, a celebração ganha ainda mais significado por coincidir com os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, lembrando a bravura dos combatentes brasileiros que marcaram a história.
O prefeito destacou que Barbacena é feita por seu povo “acolhedor, trabalhador e batalhador”, ressaltando que o barbacenense é quem faz a cidade crescer e se destacar. A cerimônia reafirmou o sentimento de orgulho e amor à terra natal, reforçando a união da população em torno da identidade barbacenense.