Na manhã da última quarta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil,, promoveu uma importante ação educativa na Escola Municipal Yayá Moreira, com foco na preservação das nascentes e no uso adequado da água para consumo humano.
A iniciativa teve como objetivo principal conscientizar os alunos sobre a importância da proteção dos recursos hídricos – como rios e nascentes (ou bicas) – que são amplamente utilizados pela população, com foco nas bicas públicas localizadas nos bairros Caiçaras e Água Santa. Além da preservação ambiental, a ação destacou práticas de promoção e prevenção à saúde, especialmente no que diz respeito à qualidade da água consumida.
Um dos pontos centrais abordados durante a atividade foi a necessidade da cloração adequada da água proveniente de nascentes e bicas. Como essas fontes geralmente não passam por nenhum tipo de tratamento ou controle sanitário, o consumo direto pode representar sérios riscos à saúde. A falta de cuidados pode resultar na contaminação por doenças de transmissão hídrica, como hepatite A, leptospirose, cólera, verminoses, entre outras.
Durante a ação, foram apresentadas orientações sobre os métodos mais seguros para o consumo da água, através do uso hipoclorito de sódio (água sanitária apropriada para tratamento de água) distribuídos em todas as UBS de forma gratuita, além de explicações sobre os impactos da degradação ambiental nas nascentes e no abastecimento de água.
A Prefeitura informa que a atividade será realizada, ainda, na Escola Municipal Embaixador Martim Francisco (CAIC), e reforça que ações como essa são fundamentais para a formação de uma consciência ambiental e sanitária nas novas gerações, contribuindo para a construção de um futuro mais saudável e sustentável para toda a comunidade.