A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Censo Animal de Barbacena. A ação acontece através dos agentes de endemias, que estão visitando as casas e aplicando um questionário detalhado sobre os animais do município.
Durante as visitas, são coletadas informações como: Número de animais em cada residência, espécie e raça; Sexo (macho ou fêmea); Se o animal é castrado ou não; Histórico vacinal (vacina antirrábica e polivalente) e se as vacinas foram aplicadas durante as campanhas oficiais da Prefeitura.
Esses dados são fundamentais para compreender o perfil da população animal e planejar ações de saúde pública, controle populacional e bem-estar animal.
Até o momento, o censo já foi concluído em dois dos cinco estratos epidemiológicos do município o que corresponde a 40% do território urbano total e segue em andamento no Estrato três.
O município é dividido da seguinte forma, no que se refere aos estratos epidemiológicos:
• Estrato 1: bairros Nova Cidade, Nova Suíça, Ipanema, Distrito Industrial, Pontilhão, Vilela, Caiçaras e Boa Vista.
• Estrato 2: bairros Santo Antônio, Santa Efigênia, Greenville, Estação Rodoviária, São Pedro e Água Santa.
• Estrato 3: bairros Grogotó, João Paulo, Santa Maria, Nove de Março, Santa Luzia e São Francisco — onde o censo está sendo realizado no momento.
• Estrato 4: Bairros Funcionários, São Jorge, Nossa Sra Aparecida, Santa Cecília, Monte Mário, Mario Quintão, Diniz, Boa Morte e Estação Ferroviária
• Estrato 5: Centro, São Geraldo, São José, Santa Tereza, Vila do Sargento, Carmo, Campo e Bairro Jardim
A participação da população é essencial. Ao receber os agentes, responda com atenção e contribua para que Barbacena conheça melhor seus animais.