O Conservatório Municipal de Barbacena dá continuidade ao projeto "Além da Partitura" na próxima quinta-feira, 30 de outubro, às 19h. O auditório da instituição será palco para o recital "Cenários da Canção Lírica Brasileira", apresentado pela soprano Virgínia Reis e pelo pianista Kássio Arão.
O projeto "Além da Partitura" consiste em uma série de recitais didáticos que busca aprofundar a compreensão musical do público. Em cada edição, os artistas exploram o contexto histórico, técnico e expressivo por trás das obras, revelando detalhes que enriquecem a audição.
A proposta é aproximar músicos, estudantes e o público em geral do universo da música erudita e contemporânea. Em um formato interativo, os recitais combinam performance ao vivo com comentários dos próprios músicos, promovendo uma conexão mais profunda com a arte, tanto para iniciantes quanto para ouvintes experientes.
A apresentação deste mês será conduzida por dois músicos de destaque no cenário nacional:
Virgínia Reis: atua como cantora em orquestras, grupos e bandas. Em gravações, musicais, espetáculos, casamentos, shows, concertos, recitais, dentre outros eventos. Como produtora musical iniciou seus empreendimentos em 2013 fundando o Grupo Musical Sonora e o Espaço de Ensino Musical Sonora em Congonhas onde permaneceu até 2024. Atualmente é professora de Canto Lírico, Canto Popular e Canto Coral no Conservatório Municipal Heitor Villa Lobos de Barbacena. Leciona além da técnica vocal, conteúdos musicais e artísticos em projetos culturais e sociais; realiza mentorias de canto a alunos de várias localidades na modalidade à distância e ministra workshops de técnica vocal direcionada à profissionais da voz em universidades e escolas.
Premiada em concursos e festivais recebeu reconhecimento por seu trabalho, dentre os quais a Menção Honrosa Mulher de Verdade da Câmara Municipal de sua cidade Natal em 2022; E o Prêmio Símbolo da Cultura pelo trabalho realizado como Musicista, em seção solene de homenagem pelo Festival Tudo é Jazz na edição de Agosto de 2023, ambos devido à expressividade do seu papel na comunidade em um contexto de representatividade como artista, mulher negra e empreendedora.
É graduada em Música com habilitação em Canto Lírico pela Universidade Federal de São João del-Rei, realizou intercâmbio artístico na Universidade de Koblenz e no Christian-Ernst-Gymnasium na Alemanha pelo Festival Musik Expedition de 2017 e é pós-graduada (especialização) em Voz Profissional: Abordagem Multidisciplinar.
Kássio Arão é natural de Carpina, Pernambuco. Atualmente é mestrando em performance musical na UFSJ e professor de piano e teclado no Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos. Iniciou o estudo do piano no Conservatório Pernambucano de Música, frequentando as classes dos professores Reveka Bernstein, Joana D’arque e Fernando Müller. Cursou o bacharelado em piano na UFMG, sob a orientação dos professores Adalmário Pacheco e Stefanie Freitas, local onde também foi bolsista no programa de monitoria da graduação como pianista corregedor, sob orientação da professora Dr. Luciana Monteiro. Participou de diversos eventos musicais, como VII Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí, 19º Festival Música nas Montanhas, 34ª Oficina de Música de Curitiba, Advanced Piano Studies na Universidade do Oregon, 14º e 15º Festivais de Música de Santa Catarina, projeto Segunda Musical da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, projeto Palco Livre do Conservatório da UFMG, projeto Palco Central do Cine-Theatro Central de Juiz de Fora e VIII e IX concursos de piano do Conservatório Pernambucano de Música, obtendo o segundo lugar em ambos e o prêmio de melhor intérprete de música brasileira no IX concurso.









