Barbacena acaba de escrever um novo e importante capítulo em sua história médica. No último sábado, 18 de outubro, o Hospital Regional Dr. José Américo (HRB-JA) foi palco de um procedimento de alta complexidade que representa um avanço para a saúde na região: a primeira cirurgia de trauma raquimedular (TRM) da cidade.
O paciente, um jovem que sofreu um grave acidente de carro, pôde contar com a expertise de uma equipe multidisciplinar local, que se uniu para realizar a delicada intervenção. A cirurgia durou aproximadamente seis horas e foi realizada por uma equipe competente, que trabalhou em total sinergia.
A importância desta cirurgia é fundamental para uma independência do munícipio em relação a grandes centros. A realização de uma cirurgia dessa magnitude em Barbacena significa que, a partir de agora, pacientes com traumas complexos semelhantes poderão ser tratados perto de casa, sem a necessidade de transferências para grandes centros.
Barbacena, através do Hospital Regional, abrange 800 mil habitantes em 50 municípios em referência ao atendimento de casos de traumas graves no Macrorregião Centro-Sul. As cirurgias de Trauma Raquimedular eram direcionadas anteriormente ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.









