A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSP), deu início à instalação de três novos equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) no município. A ação faz parte de um conjunto de medidas voltadas para a segurança viária, com o objetivo principal de reduzir o excesso de velocidade e, consequentemente, o número de acidentes graves na cidade.
Com base em estudos técnicos de tráfego, os novos dispositivos estão sendo posicionados em vias que apresentam histórico crítico de ocorrências. Os medidores de velocidade estão sendo instalados na Avenida Bias Fortes, Governador Bias Fortes rua Cruz das Almas.
Durante o estudo que analisou a malha viária do município, foi constatado que nestes pontos específicos há uma combinação perigosa de alto fluxo de veículos, excesso de velocidade recorrente e índices elevados de acidentes.
De acordo com o secretário de segurança pública, Ângelo Pádua, a função principal dos radares é preventiva e não arrecadatória. Dados da SSP apontam que, nos locais onde já existem radares em operação em Barbacena, o índice de infrações é mínimo — cerca de 0,15% dos veículos que passam são autuados. Isso demonstra a eficácia dos equipamentos na mudança de comportamento dos condutores.
O Diretor de Mobilidade Urbana, Maurício Castro, ressaltou que o radar existe para prevenir acidentes. “Nosso principal objetivo é salvar vidas e proteger a segurança de todos os usuários da via”, destacou Maurício.
Para garantir que a população seja devidamente informada e tenha tempo para se adaptar, haverá um período educativo de 30 dias.
Após a conclusão da instalação técnica e ligação dos aparelhos, durante o primeiro mês de funcionamento, os radares atuarão apenas em caráter de orientação. As autuações e penalidades por excesso de velocidade só começarão a ser emitidas efetivamente após o término deste prazo de 30 dias.