Durante um trabalho de rotina da "Operação Tapa-Buraco" no bairro Santa Luzia, representantes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, flagraram o descarte irregular de resíduos. O incidente acendeu um alerta sobre os riscos ambientais e de segurança para os moradores da região. De imediato foram tomadas as medidas necessárias junto a órgãos como Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Polícia Ambiental.
O descarte clandestino de resíduos sólidos não é apenas um problema estético ou de limpeza urbana. O acúmulo de peso excessivo e a falta de compactação do solo podem provocar deslizamentos de terra.
"O impacto ambiental é muito forte. Logo abaixo desta encosta temos uma escola. O solo pode se soltar e atingir a unidade escolar", alertou o secretário de Meio Ambiente, Wagner Lisboa, ressaltando se tratar de um crime.
Além do risco de desmoronamentos, o lixo acumulado favorece a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, e a contaminação do solo. Para evitar sanções e proteger o Meio Ambiente, a Prefeitura de Barbacena orienta que cidadãos e empresas que trabalham com caçambas procure a Secretaria de Serviços Públicos para entender as normas de descarte e que possa ser feita a devida regularização.









