A Prefeitura de Barbacena recebeu a visita do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas, Bruno Araújo, para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica do programa "Cidades do Futuro". O encontro aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (08).
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), tem como objetivo central implementar soluções tecnológicas nos municípios. A meta é aumentar a eficiência da administração pública e, principalmente, ampliar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais.
Com a adesão ao programa, Barbacena passa a contar com suporte estratégico para promover a digitalização de processos da Prefeitura. Na prática, isso significa simplificar os processos para soluções tecnológicas em diversos setores.
“Com isso, a gente faz com que a prefeitura fique muito mais eficiente, muito mais rápida, muito mais transparente nos seus trabalhos, atenda melhor as empresas, os cidadãos com tecnologias de ponta”, destacou Bruno.
Um dos grandes diferenciais do "Cidades do Futuro" é a utilização do HubMG GOV, um programa de inovação aberta voltado para órgãos públicos. Através dele, dezenas de soluções já estão disponíveis gratuitamente para os municípios. Essas ferramentas são viabilizadas por meio de doações feitas por empresas privadas, permitindo que a gestão municipal escolha as tecnologias que melhor se adaptam às necessidades locais e à realidade de Barbacena.
“Nós estamos muito empenhados com esse novo programa "Cidades do Futuro", que é um programa do Governo do Estado. E nós vamos trazer mais tecnologia, vamos trazer mais inovação para a nossa cidade, pra ela continuar crescendo economicamente e que seja uma cidade ainda mais inteligente”, ressaltou a secretária de desenvolvimento econômico de Barbacena, Tatiana Filardi.
Além da tecnologia em si, o fator humano também é contemplado no acordo. O Governo de Minas oferecerá capacitação gratuita para os servidores municipais de Barbacena, garantindo que as equipes estejam aptas a operar os novos sistemas e implementar as melhorias no atendimento à população.
São parceiros do "Cidades do Futuro" o Sebrae Minas, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
“É mais um passo, mais um avanço que a prefeitura dá, rumo aí ao futuro, à tecnologia, com esse acordo de cooperação técnica com o Estado, essa parceria frutuosa com o Governo do Estado. Possibilita a gente ter acesso a diversas tecnologias, facilitar os processos aqui, dinamizar os processos no município. Enfim, a gente só tem a ganhar com esse termo de cooperação e outros virão também. Barbacena já é uma cidade referência nessa área e vai avançando a cada dia mais”, afirmou Carlos Du.









