A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 17 de junho uma importante ação de atualização voltada para os médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS). O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) e teve como tema central a Puericultura, com foco minucioso no crescimento e desenvolvimento infantil durante o primeiro ano de vida.
A capacitação foi conduzida pela pediatra Dra. Maria Fernanda Abrantes Campos Maciel, que compartilhou conhecimentos práticos e teóricos essenciais para o acompanhamento dos recém-nascidos e lactentes no município.
A puericultura é a área da saúde que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem das crianças, agindo de forma preventiva para garantir um desenvolvimento saudável.
As consultas de puericultura já fazem parte da rotina diária das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barbacena. Elas são realizadas periodicamente pelas equipes de Saúde da Família.
Para a Secretaria de Saúde, investir no conhecimento técnico das equipes se traduz diretamente em um acolhimento mais humanizado, seguro e qualificado para as famílias.









