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Turismo
Parque Museu Casa de Marcier
Patrimônio
Ponto Turístico
Sobre o local
Emeric Racz Marcier nasceu em Cluj, atual Cluj-Napoca, em 1916, e faleceu em Paris em 1990. Seu corpo foi levado para o Brasil e sepultado em Barbacena, onde, segundo Ângelo Osvaldo de Araújo Santos, o artista encontrou descanso na "montanha querida".

Formado na Escola de Belas Artes Brera, em Milão, Marcier concluiu seus estudos em 1938, com uma tese sobre Pablo Picasso. Após conhecer Guernica em 1937, na Exposição Universal de Paris, ele se especializava em escultura na França quando a guerra foi declarada. Fugindo da perseguição nazista, passou por Portugal e colaborou com a revista Presença, antes de buscar exílio no Brasil, em 1940.

No Brasil, Marcier pintou as cidades mineiras do "Círculo do Ouro" — como Mariana e Ouro Preto — a pedido da revista O Cruzeiro. Inspirado pelas obras de Aleijadinho, ele se afastou do surrealismo, criando uma arte sacra de linguagem única. Encantado por conhecer Barbacena, por intermédio de Georges Bernanos, mudou-se para a cidade, onde construiu o Sítio Sant’Anna, ponto central de sua vida e obra. Lá, cuidou de sua família, recebeu amigos e produziu intensamente.

Marcier ilustrou obras como Cântico de Lei, de Ivo, A Paixão Medida, de Carlos Drummond de Andrade, e Torre de Marfim, de Teresa Magalhães Pinto. Em 1949, iniciou a produção dos afrescos no Sítio Sant’Anna. Esses trabalhos podem ser divididos em diferentes ciclos: o Ciclo Mariano (quatro afrescos relacionados à Virgem Maria), os afrescos dedicados aos padroeiros do sítio (Sant’Anna e Girolamo Savonarola) e os esboços de afrescos não realizados, como A Procissão de Ramos e As Bodas de Canaá.

Com relação aos afrescos marianos, A Anunciação e A Visitação estão na parte externa da residência. Em A Anunciação, a cena retrata a chegada do anjo Gabriel, com Maria ajoelhada em sinal de reverência. Já em A Visitação, Maria é recebida por Isabel e Zacarias, com uma fusão de elementos espaciais que inclui o Santuário da Piedade, em homenagem a um amigo frei.

No interior da casa, destaca-se o afresco O Matrimônio de Maria e José, que mostra o casamento realizado por um rabino, com celebrações simultâneas no céu e na terra. A obra traz elementos simbólicos como anjos, músicos humanos e a inscrição “Dei Genitrix Intercede Pro Nobis” (Mãe de Deus, intercede por nós).

Os afrescos dedicados aos padroeiros incluem Sant’Anna, lendo um livro para Maria ainda criança, e Girolamo Savonarola, representado na sala de jantar, em diálogo com os esboços de As Bodas de Canaá. Savonarola, conhecido por seus discursos fervorosos, foi enforcado e depois incinerado, fato que Marcier retrata com grande eloquência.

Um destaque especial é o afresco Pombas Brancas, localizado na caixa d’água do sítio, que integra elementos do ambiente com a cena representada, como se as pombas se fundissem com o céu azul, remetendo ao Mosteiro Voronet, na Moldávia.

Os afrescos do Sítio Sant’Anna refletem transformações pessoais de Marcier, como seu exílio, mudança de identidade e conversão ao cristianismo. Incorporando traços góticos e bizantinos, ele também adicionou elementos de brasilidade, inspirados pela contemplação das obras de Aleijadinho. Esses afrescos simbolizam sua fé e religiosidade, deixando um significativo legado romeno no Brasil.

O Parque Museu Casa de Marcier é o local onde viveu o pintor e muralista romeno Emeric Racz Marcier. O Sítio Sant’Anna, como era conhecido, foi adquirido pela Prefeitura de Barbacena em 1996, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. É mais que um espaço cultural: é um registro profundo de sua arte, religiosidade e vínculo com a terra mineira.




Horário de Funcionamento

Temporariamente Fechado
Local: Estr. Farias - Monte Mario, Barbacena - MG, 36201-302
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