Lançada no ano de 1964, a canção “Oh, Pretty Woman”, de Roy Orbison foi um sucesso mundial, sendo a inspiração para o nome do filme “Uma linda mulher”, de 1990. No mesmo ano de seu lançamento, Márcia Christina Moreira de Morais foi eleita a Rainha das Rosas de Barbacena, e a obra cinematográfica foi a escolhida como a sua favorita em uma entrevista exclusiva para o jornal “Cidade de Barbacena”, concedida logo após sua eleição.
Em 1990, a Prefeitura Municipal construiu um canteiro na praça Pedro Teixeira, no Centro, e nele foram colocados jarros com flores e folhagens, além da plantação de milhares de rosas buscando uma melhoria no aspecto paisagístico da cidade.
A empresa Brasil Flowers se tornou a maior exportadora de rosas do país e de acordo com Luís Carlos Domingues Pinto, gerente agrícola, eram exportadas de 85 a 90 variedades por ano entre os meses de outubro e março. Toda a produção era distribuída na Europa a partir da Alemanha pela firma que contava com 650 funcionários, duas fazendas de plantio e 195 estufas com uma média de 15.500 mudas em cada. A companhia, no entanto, não participou da Festa das Rosas daquele ano devido a divergências com os demais produtores de rosas da região.
O evento se deu no Parque de Exposição “Senador Bias Fortes” nos dias 12, 13 e 14 de outubro e teve uma estimativa de 30 mil pessoas comparecendo diariamente, sendo um verdadeiro recorde de público oriundo de diversas partes do país. A banda “Banana Split” foi a responsável por abrir os festejos e depois aconteceu o Show das Rosas nos salões do Clube Barbacenense, com desfile das candidatas à Soberana das Flores e apresentação do conjunto musical Luís Camilo.
No sábado, dia 13, houve o desfile e a eleição do Broto das Rosas e à noite ocorreu o show com Fafá de Belém e sua banda. Enquanto isso, ocorreu nos salões do Barbacenense o Baile das Rosas, quando Márcia Christina Moreira de Morais, representante do Clube Tiro Caça e Pesca, recebeu a sua faixa e junto com ela o título de Rainha das Rosas 1990. Também foi realizada uma exposição de rosas e flores.
Eleita aos 16 anos, ela sempre teve uma admiração pelo concurso, começando a acompanhar em 1986, com a eleição de Renata Espírito Santo e Silva, que ela conhecia pelo fato de que ambas estudavam na Escola Estadual Professor Soares Ferreira. Tendo ela acompanhado a participação de Geice Patrícia Crisafulli Scolari no Jardim Real, fez do papel da Rosa Principal um desejo. Sem vontade de desfilar, ela nem ao menos participou do Baile de Debutantes, festa comum entre as meninas de sua idade. Usando um vestido que foi montado por ela, juntamente com sua mãe e a costureira, Márcia foi até Juiz de Fora comprar seus tecidos para a montagem do traje que ela usaria em um momento que marcou não apenas a sua adolescência, mas sua vida, de forma tão intensa que o momento do anúncio de seu nome se tornou um grande branco.
No domingo houve o desfile das Rainhas de 1989 e 1990 e das princesas das Flores, indo do Centro até o Parque de Exposições, além da coroação pelas mãos do prefeito Vicente Araújo. Também aconteceu a premiação dos melhores estandes de exposição de rosas e flores, carros alegóricos e vitrines, sendo neste permitida a participação de todos os comerciantes interessados em decorar suas lojas. Os festejos do dia foram encerrados com um show do cantor Luís Caldas.
Entre essas atrações, também ocorreram outras atrações diferenciadas como o torneio de duplas de vôlei com equipes de Barbacena, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Muriaé e São João del-Rei, sendo montada uma quadra de areia para as disputas. Também houve show da banda Capital Inicial como parte da programação.
Após sua eleição, Márcia foi convidada a participar de diversos eventos, o que se tornou um tanto mais complicado com sua mudança para Juiz de Fora. Por esse motivo ela sempre vinha para Barbacena para que pudesse cumprir suas obrigações reais. Uma delas foi a Festa do Carro de Boi, em Ibertioga, da qual ela participou juntamente com outras rainhas, sendo esse um momento marcante, pois o boi que levava a Soberana que estava a sua frente disparou. Felizmente, a Rainha que estava no carro se abaixou e se segurou firme, dessa forma ninguém se feriu e o animal foi controlado.
Atualmente, Márcia atua como advogada em Barbacena. Casada e com uma filha de 10 anos, ela hoje se mostra uma linda e forte mulher cuja música de Roy Orbinson se extende, se tornando não apenas a trilha sonora de seu filme favorito, mas a dela própria, que é lembrada com carinho até os dias de hoje como a Rainha das Rosas de Barbacena.
LEGENDA: “Gostei muito das amizades que fiz. Ficamos eu e as minhas 22 concorrentes, todas merecedoras do título, muito unidas. Qualquer uma que ganhasse seria merecido. Foi uma das melhores experiências que já tive” — Jornal Cidade de Barbacena, 20 de outubro de 1990, entrevista Márcia Christina Moreira de Morais, Rainha das Rosas
Mae: Dalva Moreira de Morais
Pai: Márcio José Rodrigues de Morais (falecido)
02/07/1974
Fonte: “O Reinado da Rosa: A História das Rainhas de Barbacena”, Isabella Paulucci & Thiago Rossi.