
No ano de 2009, Taylor Swift compareceu à 43ª edição do Country Music Association Awards. Trajando um vestido de gala brilhante, ela concorreu e ganhou quatro grandes prêmios da noite, um deles sendo o de melhor álbum com o disco “Fearless”. A palavra, que em português significa “destemida”, poderia facilmente ser usada para descrever uma jovem que, cinco anos depois, ganhou um grande título usando um vestido semelhante ao da cantora.
Em 2014, a tradicional Festa das Rosas de Barbacena novamente foi cancelada devido à crise financeira enfrentada pelo município. No ano de 2015, com o aumento no preço do combustível, o rendimento dos produtores sofreu uma queda e por esse motivo, os floricultores agregaram folhagens à produção, visando o complemento do arranjo de flores, aumentando o faturamento e agregando mais valor ao produto final. Apesar das demandas positivas devido às datas fortes para o comércio, a alta nos preços de energia elétrica eram fatores prejudiciais para os produtores. Os custos sofreram um aumento de 20%, havendo a necessidade do pagamento em royalties sobre muitos tipos de rosas.
O prefeito Toninho Andrada garantiu a realização do evento, adotando medidas como a parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Campolina para sua viabilização. Pela primeira vez, a festividade ocorreu simultaneamente à Semana Nacional do Cavalo Campolina, sendo a única das 35 edições do festival anteriormente realizadas a ocorrer em Barbacena.
No mês de janeiro o setor já estava enfrentando dificuldades. Segundo o 5º Distrito de Meteorologia, as chuvas que caíram não foram suficientes para aumentar o volume dos mananciais responsáveis pelo abastecimento da Zona da Mata e Vertentes. Em Barbacena, foram registrados 41,4% dos 263 milímetros de chuva que eram esperados durante todo o mês, o que causou prejuízos ao setor que só não foram maiores porque os floricultores armazenaram água em reservatórios subterrâneos no ano anterior. A irrigação foi reduzida pela metade, ocasionando na perda de qualidade das rosas, mas ainda sim, o setor apresentou um crescimento de 10% em um ano.
Após mais um ano sem o tão aclamado Baile das Rosas, a cerimônia se deu no Antonino Bistrô e Pizzaria. Promovido pela empresa Course Of Model da empresária Beth Lima em parceria com a Prefeitura, pela primeira vez houve a substituição do vestido tradicionalmente usado na Festa pelos trajes de gala. A decoração e o cerimonial foram oferecidos pela empresa barbacenense .COM Comunicação e Eventos e, de acordo com o diretor da companhia, Rafael Andrade, o novo formato buscava a modernização da celebração.
As 11 candidatas, foram avaliadas nos quesitos beleza, elegância, traje, simpatia e desenvoltura, por jurados de diversos segmentos. Utilizando um traje em cores neutras, porém brilhante como o céu estrelado, Paula Jéssica Campos do Nascimento desfilou com graça e delicadeza. Ainda que estivesse um pouco chateada por não poder usar o vestido especial da mesma forma que as outras rainhas, ela buscou levar a história da Cidade das Rosas consigo através de um arranjo de rosas brancas no cabelo. Aos 19 anos, ela dividia o seu tempo entre os preparativos para o concurso e o 4º período da faculdade de Direito, além do trabalho que realizava na Associação de Amparo às Pessoas Carentes e com Câncer (ANAPECC).
Fizeram parte da programação, entre os dias 9 e 17 de outubro, os shows de Humberto e Ronaldo, Paula Fernandes e o cantor Zé Ramalho. Também foram realizadas exposições de rosas e flores em um galpão no Parque de Exposições. Naquele ano o desfile de carros ornamentados não foi realizado. Paralelamente e como parte do evento constituído em conjunto, foram feitas exposições, julgamentos e leilões de animais, além da promoção de negociações e o fomento do crescimento do Campolina Marchador.
No mês de dezembro, foi finalmente inaugurado na interseção da BR-040 com o Anel Viário de acesso à BR-265, o Centro de Comercialização de Flores. Com um investimento de cerca de R$1 milhão segundo a Prefeitura, a expectativa era colocar a cidade como um dos principais centros de comercialização de rosas e flores. O local contava também com uma estrutura para o incremento das atividades floricultoras.
Atualmente, Paula Campos atua como influencer e modelo em Barbacena. De acordo com ela, o concurso lhe trouxe grande visibilidade, abrindo diversas portas para a sua profissão. No ano de 2016, ela foi convidada a carregar a Tocha Olímpica nas Olimpíadas, um reconhecimento da mulher destemida que será sempre lembrada como uma das Rainhas do jardim barbacenense.
LEGENDA: “Foi a autoafirmação de que eu era capaz, por mais que não fosse um sonho, era ter a felicidade de me ver como uma mulher capaz de representar a cidade, não carregando um título de beleza, e sim o título que trazia toda a história de Barbacena, a qual me honra bastante” – Paula Campos, 2022
Fonte: “O Reinado da Rosa: A História das Rainhas de Barbacena”, Isabella Paolucci & Thiago Rossi.