
No início de 2016, Barbacena ganhava o Mercaflores, um espaço para mostrar a produção de rosas e flores da cidade que, segundo a Agência de Desenvolvimento Econômico, correspondia a 10% da economia do município, rendendo o montante de R$ 2 milhões mensais. Cerca de 80 produtores estavam aptos a comercializar no local, buscando alavancar a produção, ampliar oportunidades de negócio e atrair novos compradores.
Em outubro, por sua vez, a Festa das Rosas ganhou uma versão "poket", mais enxuta e realizada juntamente com o evento Buteko na Praça. O novo formato, realizado inteiramente no Centro da cidade, foi uma alternativa para que não fosse necessário um novo cancelamento da tradicional festividade, uma vez que o município ainda atravessava dificuldades econômicas. Desta forma, realizada entre os dias 11 e 15, o mais importante evento turístico de Barbacena foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Fomento Econômico, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Barbacena (Acib) e Mercaflores.
O evento apresentou uma extensa programação que contou com atrações musicais, apresentação de artes florais, tenda de flores, gastronomia, cultura e atividades de valorização do setor de floricultura da cidade. Compondo a grade, no dia 8, o restaurante Gino’s il Candellabro recebeu o tradicional Baile das Rosas, para a eleição da Soberana de 2017, com 13 jovens concorrendo ao título máximo da festa.
Novamente organizado pela agência Course of Models, da empresária Beth Lima, o concurso não contou com o tradicional vestido de camponesa, dando espaço, mais uma vez aos trajes de gala que desde o ano anterior se fizeram presente no desfile das candidatas. A noite contou com a apresentação musical do DJ Gnosis, Bateria do Mestre Carioca e a apresentação do saxofonista Rodrigo Godoy.
O corpo de jurados composto pela Missa Minas Gerais Latina, Bárbara Oliveira; o coordenador do concurso Garota de Ipanema Brasil, Philippe Franco; o empresário juiz-forano Ronaldo Oliveira; o chefe de cerimonial da Prefeitura Municipal; Reynaldo Freitas; a educadora física, Priscilla Barbosa e as empresárias barbacenenses Bruna Aguiar Bianchetti, Izabela Becho e Fabiana deu veredicto, e o Mestre de Cerimônias, o vereador Odair Ferreira anunciou o resultado: Victoria Maria Casagrande Tedesco Veronezi de Sousa como a detentora da coroa das rosas daquele ano.
Dona de expressivos olhos azuis e no alto de seus 1,78m, Victoria era estudante da Escola Estadual “Amilcar Savassi”, e com seus 18 anos, foi convidada a participar pela organização do concurso. Ela se lembra do nervosismo do momento, pois nunca havia desfilado antes e não conhecia absolutamente nada sobre desfiles e passarelas ou concursos de beleza. “Nós, as candidatas, tínhamos que usar rosas reais no penteado, e algumas rosas acabaram caindo do meu cabelo no meio da passarela, quase cai também duas vezes”, lembra Victória entre risos. A Rainha de 2016, confessa também que quase desistiu de participar por falta de patrocinadores.
Após receber a faixa de sua antecessora, a Rainha de 2015, Paula Campos, Victoria foi coroada pelo vice-prefeito e um dos principais produtores de flores da região, Mario Raimundo, e pela patronesse, a empresária Marilda Calvi Barros. A Coroa das Rosas foi um divisor de águas na vida da jovem monarca, que após a conquista foi convidada a se tornar modelo profissional e após idas e vindas, hoje a jovem figura entre as passarelas e anúncios publicitários da Itália como modelo internacional.
No século XIX, os Savóias foram a família real que protagonizaram a unificação da Itália, sua cor oficial era o azul, mesma cor dos olhos da Rainha das Rosas de 2016, que conquistou o título em um tradicional restaurante italiano da cidade, tendo como patronesse uma descendente direta das terras itálicas, além de possuir nome e sobrenome de origens ítalas, atravessou o oceano para conquistar não só a Península Itálica, como a Europa e o mundo. A Rosa Azzurra Savóia, representa a beleza da flores barbacenenses nas terras de quem trouxe a cultura das flores para a “Cidade das Rosas”.
“Nunca devemos desistir dos nossos sonhos! Por mais que apareça dificuldades e obstáculos, devemos enfrentar de cabeça erguida e correr atrás para realizar! E nunca deixar de ter fé, tanto em Deus como em si mesmo! Se eu tivesse desistido de participar como disse que pensei, talvez eu não tivesse a oportunidade de estar representando Barbacena como modelo internacional!”, ressaltou a Rainha Victoria.
“Quando eu ganhei eu não conseguia acreditar, lembro de tudo daquele dia. O nervosismo, a emoção de estar participando, o orgulho de poder representar a cidade que tanto amo. Minha família presente foi o mais importante pra mim!” - Victoria Tedesco, 2022.
Mãe: Jaqueline Tedesco
Data de Nascimento: 12/08/1998
Fonte: “O Reinado da Rosa: A História das Rainhas de Barbacena”, Isabella Paolucci & Thiago Rossi.