Segundo a tradição a celebração de bodas teria surgido na Alemanha, durante a Idade Média, onde em pequenos povoados era costume oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50. O termo boda, por sua vez, tem sua origem no latim “vota” que significa “promessa”.
Cinquenta anos após a abertura da primeira Festa das Rosas, em 1968, pelo então prefeito Simão Tamm Bias Fortes, Barbacena celebrava novamente a beleza de suas flores e a importância de seu cultivo para a cultura e economia da cidade. A edição 2018 do evento mais tradicional da cidade estava confirmada para acontecer entre os dias 26 e 28 de outubro, no Parque de Exposições “Senador Bias Fortes”, no entanto, devido a questões financeiras e a empresa responsável pelo show, o evento no parque foi cancelado faltando quase duas semanas para sua realização. Na época, o poder Executivo alegou o não recebimento de mais de R$ 64 milhões do Governo de Minas Gerais, enquanto a empresa vencedora do processo licitatório dos shows, Cadoro Eventos, justificou o cancelamento devido a baixa venda de ingressos para as apresentações de Zezé di Camargo e Luciano, Matheus e Kauan e Zé Ramalho.
Embora todos os elementos indicassem para o quarto cancelamento em 50 anos, os floricultores da cidade, nos nomes de Jair Marciano, Sheila Loschi, Waldir Viol, Santos Júnior, Marilda e Marília Acerbi, José de Andrada, Thiago Brandão, Mário Amaral, Mário Raimundo de Melo, entre outros, promoveram uma simples, porém inesquecível festa, para celebrar as Bodas de Ouro da Festa das Rosas.
No dia 22, o Automóvel Clube recebeu diversas autoridades e membros da sociedade civil para o Baile de Ouro da eleição da Rainha das Rosas, em evento realizado pela Cadoro Eventos, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acib), Olympic Clube, Mart Minas, City 10, Automóvel Clube, Prefeitura de Barbacena e os floristas da cidade. Quinze jovens, representando diversas entidades da cidade desfilaram e se apresentaram ao som da Tarantela, para um júri formado por 11 personalidades da área empresarial, social, médica e da beleza. A apresentação do Baile das Rosas ficou a cargo de Graziela Braga e Júlio César Fonseca.
Com um vestido vermelho vivo, com detalhe preto na cintura e vários adornos dourados, assinado pela estilista Marina Novak, Carine Viol Faria, de apenas 18 anos e representando o Espaço Camila Castro, foi eleita a Rainha das Rosas de 2018 e coroada pela patronesse, Maria Angélica Borges de Andrada, exatos 50 anos e três dias depois que Mariane Pacheco havia sido coroada na frente da Matriz da Piedade como a primeira Soberana das Rosas de Barbacena.
Ouvir seu nome ser anunciado como a nova Rainha foi um momento inesquecível para Carina. “Vou levar para a vida toda. Na realidade na hora eu não acreditava muito, é como dizem, a ficha não caía. Foi emocionante e eu realmente não esperava ser a escolhida no meio de tantas meninas bonitas. Inesquecível.”, disse a Soberana de 2018, que cinco dias após o anúncio de seu reinado, participou de um grande desfile realizado no Centro da cidade pelos floricultores.
A parada saiu da Praça Dom Silvério e foi em direção à Praça dos Andradas, distribuindo rosas variadas ao público que assistia, e promovendo uma chuva de pétalas de rosas que eram arremessadas do alto de vários prédios. Em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, o prefeito Luís Álvaro Abrantes Campo, assim como fez Simão Tamm Bias Fortes cinco décadas antes, coroou oficialmente a 49ª Rainha das Rosas de Barbacena em um evento quase de origem, realizado por floricultores e a união de diversas entidades.
De recordação, a barbacenense Carine Viol guarda todos os objetos que ganhou, como faixa, coroa, medalha de participação, entre outros os prêmios. Além disso, a Rainha do Cinquentenário da Festa das Rosas se tornou para sempre a Rosa de Ouro de Barbacena. Bodas significa “promessa”, e Bodas de Ouro da mais tradicional festa da “Cidade das Rosas” era sim uma promessa de que, apesar de todo e qualquer percalço, a roseira deste evento que marcou a vida de tantas pessoas ao longo do ano, continuaria viva.
Pai: Carlos Faria
Mãe: Irinéa Viol
Data de Nascimento: 25/09/2000
“Barbacena é conhecida como a cidade das rosas e isso faz parte da sua cultura e das raízes do seu povo, a festa é muito importante para manter essa tradição viva, e para que isso aconteça cabe ao poder público dar mais realce e tratar com mais importância esta festa que é lindíssima.”, Carine Viol, 2022.
Fonte: “O Reinado da Rosa: A História das Rainhas de Barbacena”, Isabella Paulucci & Thiago Rossi.