A Numerologia é um estudo milenar que tem como principal objetivo descobrir as características que os números possuem e, principalmente, suas influências na vida das pessoas. De acordo com esta área de conhecimento, o número 50 possui grande força espiritual, sempre relacionado à liberdade e ao poder do início de novos ciclos. Segundo a cabala, é um número angelical e que possui influência direta dos anjos, por esse motivo, talvez seja certo dizer que a 50ª Rainha das Rosas de Barbacena foi escolhida por tais seres celestiais...
A 51ª edição da Festa das Rosas foi muito esperada e se deu entre os dias 10 e 13 de outubro, com a expectativa de atrair um público de 12 mil pessoas por dia. No ano de 2019, aconteceu o retorno da festividade à Praça dos Andradas e ao centro da cidade, com uma grande estrutura montada especialmente para receber as atrações que fariam parte da programação daquele ano. Barbacena vendia 90 mil dúzias de rosas e 100 mil dúzias de outras flores para os mercados nacional e internacional.
A abertura oficial ocorreu na quinta-feira, dia 10, com os estandes vendendo mudas, artesanatos produzidos pela Associação dos Artesãos e do Grupo Sabores do Campo, além de produtos da região, como por exemplo as irmãs Marilda e Marília Acerbi, que entre seus trabalhos realizavam decorações com plantas tradicionais e exóticas, sendo um deles a Flor de Maria, com a imagem de Nossa Senhora nas pétalas. O Senac também esteve presente oferecendo oficinas gastronômicas para a elaboração de produtos gourmet.
No dia 11, sexta-feira, foi realizado no Automóvel Clube o famoso Baile das Rosas. A patronesse, a historiadora Adriana Bellintani, foi responsável por todo o preparo das 11 candidatas ao título de Soberana das Flores. Sob a supervisão dela, as concorrentes passaram por um diferente processo de eleição por ela implementado. Buscando a democratização do processo, a pontuação foi dividida de forma que 40% viesse do voto popular, computado através da plataforma disponibilizada no site da Prefeitura onde as pessoas poderiam votar na sua favorita; 10% oriundos de uma prova com questões objetivas a respeito da cidade, da Festa das Rosas e da produção de flores, tendo como base de estudos a revista “Os imigrantes e suas rosas: 130 anos de história”, edição especial dos 50 anos da festividade; e os outros 50% que poderiam ser adquiridos na noite da escolha com o desfile de todas as meninas.
Uma das candidatas, no entanto, se destacou em todos os quesitos. Trajando um vestido de rainhas, usado anteriormente por Marília Miranda em 2007 e Lara Campos em 2011, a bela Marianna Dias Presoti Vicentini foi a mais votada entre a população, conseguindo nota máxima na prova elaborada e aplicada por sua patronesse e caminhando com delicadeza pela passarela, encantando a todos que a viram consagrar aquele como um vestido tricampeão.
Segundo ela, pode-se dizer que sua participação no concurso aconteceu por acaso ou, como os números dizem, foi a forma que os anjos encontraram de colocá-la no caminho até o trono a ela destinado. A Rainha que recebeu o título em 2019 nunca se interessou por concursos de beleza, isso porque acreditava que não seria capaz de vencer devido a sua estatura, considerada baixa para tais competições. A ideia de sua participação veio de sua madrinha, Sthefani Presoti Francisco Martins, mas inicialmente ela não demonstrou interesse por estar cursando o último ano do Ensino Médio, considerando que haviam todos os gastos com a formatura. Sthefani, então, se dispôs a conseguir patrocínios se fosse de sua vontade entrar na disputa e assim ela se tornou uma das, até então, princesas.
No sábado após a eleição, dia 12, provas esportivas do cavalo mangalarga marchador foram feitas no Parque de Exposição Senador Bias Fortes e já na parte da tarde, ocorreu a eleição para Broto e Brotinho das Rosas no Hotel Senac. À noite, a programação contou com uma missa em honra a Nossa Senhora Aparecida e no domingo, dia 13, o desfile dos carros ornamentados juntamente com a coroação da Rainha, Broto e Brotinho. Como atrações musicais da festividade, fizeram parte artistas e bandas regionais, como o grupo The Fever’s.
Marianna Dias Presoti Vicentini foi escolhida pelos anjos para representar a Cidade das Rosas. O título irá para sempre perpetuar, seja na lembrança das pessoas marcadas pelo seu o sorriso e simpatia ou cravado na memória de tais criaturas, encantadas de tal maneira pela sua Rainha que a acompanharam durante todo o seu reinado, que extende até os dias de hoje, apenas aguardando o momento em que será escolhida uma próxima representante para Barbacena.
LEGENDA: Atualmente, Marianna Vicentini, vive em Juiz de Fora, onde cursa Engenharia Civil. Segundo ela, sua vida mudou completamente desde sua elevação como Rainha das Rosas de Barbacena, responsável por lhe trazer maior conhecimento sobre o lugar onde nasceu e cresceu, uma cidade que a fez perceber sua riqueza e grandiosidade para a história.
Pai: Lúcio Vicentini
Mãe: Glauce Crirstina Francisco Dias Vicentini
07/06/2001
Como presente pela coroação, a Rainha das Rosas de 2019, Marianna Dias Presoti Vicentini, ganhou do pintor Luiz Rocha um quadro de uma foto tirada no dia de sua coroação.
Fonte: “O Reinado da Rosa: A História das Rainhas de Barbacena”, Isabella Paulucci & Thiago Rossi.