Durante mais de dois anos a população de todo o mundo enfrentou um período sombrio, regado por medo e solidão. A pandemia da Covid-19 foi a responsável pelo cancelamento de todos os eventos, incluindo o mais tradicional de Barbacena. Reflorescendo em 2022, a 50ª Festa das Rosas e Flores trouxe inovações que a tornaram mais acessível e plural, fatores que consolidaram esta como uma edição histórica.
O Diretor de Cultura, Desporto e Turismo do município, Alexandre Braga, iniciou a implementação do novo formato a começar pela escolha das meninas que disputaram o título de Rainha das Rosas. Foram estabelecidos 15 núcleos que contemplavam diversas regiões da cidade e seus distritos, de forma que a cada seletiva realizada uma candidata era escolhida após um breve desfile, apresentação e a resposta à pergunta “Por que você quer ser a Rainha das Rosas 2022?”. Participaram meninas entre 16 a 20 anos e as selecionadas não tiveram gasto algum com o evento. Para a escolha das Princesas, foram convidados para compor o corpo de jurados as jornalistas e radialistas da Rádio Sucesso, Thaís Abreu e Sabrina Silva; a instrutora de passarela Sabrina Mallio; e os jornalistas Isabella Paolucci e Thiago Rossi, da Folha de Barbacena.
Embora soubessem que ajudariam a escrever a história da próxima Soberana da Cidade das Rosas, nenhum deles imaginava que na tarde de uma quinta-feira, na Escola Estadual “Amilcar Savassi” estariam diante da jovem que de fato receberia o título no dia 15 de outubro. Aos 17 anos, Thaís Milena de Carvalho, a moradora do bairro João Paulo II ganhou a todos com o seu sorriso simpático e um discurso pautado no desejo de representar os barbacenenses, além da vontade de trazer orgulho para sua família e amigos.
Na edição 2022, cada uma das participantes teve uma flor como símbolo, sorteada da mesma forma como os seus respectivos patrocinadores. Patrocinada pela loja Complemento, quis o destino que Thais tivesse para si a rosa Ambiance, que segundo ela traz as cores de um belo pôr-do-sol, assim como o mesmo amarelo da camisa que seu pai usava no dia do sorteio.
O senhor Gumercindo Cipriano de Carvalho, conhecido como Germando, sempre se fez muito presente na vida da filha, que perdeu a mãe aos 8 anos, trabalhando de maneira autônoma para organizar melhor o seu tempo e acompanhar Thaís. Segundo ela, o concurso tornou os dois ainda mais próximos, tendo ele deixado de trabalhar durante o mês de outubro para apoiá-la em sua participação.
A Festa das Rosas aconteceu entre os dias 13 e 16 de outubro, fazendo parte da programação os shows de Nando Reis, Mateus Fernandes e as duplas Ícaro & Gilmar e Day & Lara. O primeiro pavilhão do Parque de Exposições “Senador Bias Fortes” abrigou o memorial “O Reinado da Rosa”, onde foram exibidas fotos de todas as Rainhas das Rosas já eleitas e peças usadas pelas mesmas em suas coroações. O evento foi o responsável por reunir o maior número de Soberanas em uma só edição, trazendo 30 delas a compor o júri responsável por eleger a mais nova representante de Barbacena.
A edição 50 da Festa das Rosas não contou com o tradicional Baile das Rosas, sendo a eleição da rainha um evento aberto ao público. Dessa forma, milhares de pessoas estiveram presentes para ver a Rainha de 2019, Marianna Vicentini, coroando Thaís Milena como sua sucessora, após três anos de espera. O novo modelo de vestido foi assinado por Vera Viol se adequando à ocasião do baile realizado durante o dia, trazendo tecidos mais leves e nas cores das flores sorteadas por cada participante.
Após o longo período de turbulências, Thaís Milena de Carvalho representa a esperança de dias melhores e a retomada dos momentos de confraternização e contato com o outro. Através da gentileza que carrega em seu sorriso, sua coroação marca o renascimento de uma tradição, a reestruturação do setor floricultor da cidade e região e a vitória sobre esta fase pela qual toda a humanidade passou.
Fonte: “O Reinado da Rosa: A História das Rainhas de Barbacena”, Isabella Paulucci & Thiago Rossi.