Os eclipses solares acontecem a cada 18 anos e 11 dias, no chamado Período de Saros, mas pode-se dizer que em Barbacena, mais especificamente, o eclipse solar de 2023 aconteceu no Período de Flores, em um evento que se repetiu 22 anos e 358 dias depois da eleição da Rainha Melina Zille, no ano 2000 e que havia, em 1995, vencido o concurso de Super Broto... Para muitos essa informação seria irrelevante, mas como veremos, para o eclipse solar do Período das Flores, não.
Em 2023, buscando dar continuidade ao resgate da tradicionalidade da Festa das Rosas, a Prefeitura Municipal de Barbacena, repetindo o formato de 2022, realizou as seletivas para a escolha das candidatas ao título de Majestade das Flores. Mais de 50 jovens de diversos pontos da cidade tentaram uma vaga entre as 15 princesas das rosas.
Desta forma, no dia 19 de junho, sob a influência da Lua Nova (conjunção do Sol com a Lua que marca um período de novos começos e novas possibilidades), a jovem Helena Damasceno Mota foi escolhida como uma das princesas, na segunda seletiva, realizada no Museu da Loucura. Já no dia 21 de julho, mais uma vez sobre os encantos da Lua Nova, Helena ficou sabendo qual flor representaria: (não coincidentemente) a astromelia, cujos astros que já conspiravam a seu favor, estavam presentes no nome...
A então Secretária de Governo do Município, Vânia Castro, foi escolhida como a Embaixadora do Concurso e, além disso, a edição 2023 da Rainha das Rosas também contou com a realização, dentro de suas etapas, do projeto “Mulheres Pelo Bem”, onde as jovens, divididas em três grupos, desenvolveram ações que beneficiassem a população feminina dentro da sociedade. A apresentação dos trabalhos aconteceu em uma tenda montada na Praça dos Andradas e cada candidata foi avaliada, recebendo notas de 1 a 5, que foram somadas às notas finais.
A Festa das Rosas 2023 aconteceu entre os dias 12 e 15 de outubro e contou, em sua programação, com shows das bandas Colo de Deus, Barões da Pisadinha, Melim, DJ KVSH e do cantor Mumuzinho. Stands ornamentados, feiras de artesanatos, mostra de paisagismo, mercado de rosas e flores e a realização da 2ª Exposição de Orquídeas de Barbacena enriqueceram ainda mais aquela edição, mas o povo aguardava a eleição da 52ª soberana das rosas e a jovem Helena, que nasceu no dia 24 de julho de 2006, também sob as luzes da Lua Nova, embora sonhasse, não imaginava no que estava por vir.
Nos céus de todo o país, as pessoas acompanhavam, no dia 14 de outubro, o eclipse solar. Em Barbacena, embora o céu estivesse totalmente encoberto, além da expectativa do evento cósmico, o grande público acompanhava o desfile das 15 candidatas à coroa, seus discursos, desenvolturas e vídeos.
O sol já havia se posto e a primeira noite de Lua Nova de outubro se iniciava, quando o vento gelado não atrapalhou a voz do Mestre de Cerimônias, Alexandre Braga, anunciando o nome da 52ª Rainha das Rosas de Barbacena...
Em 2000, a Rainha Melina Zille foi eleita após, em 1995 vencer o concurso de Super Broto, 22 anos e 358 dias depois, durante o Período das Flores, o Parque de Exposições “Senador Bias Fortes” via um “eclipse das rosas” e testemunhava a repetição deste feito, agora na vida da jovem que, em 2013, havia sido eleita Brotinho das Rosas, e que dez anos depois era coroada majestade... Helena Mota, a flor dos astros, a menina da Lua Nova, a agora eterna Rosa Eclipse.
Fonte: “O Reinado da Rosa: A História das Rainhas de Barbacena”, Isabella Paulucci & Thiago Rossi.