25 OUT 2023
Nota Informativa
A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP), vem por meio deste esclarecer frente ao cenário da bactéria streptococcus pyogenes.

É importante destacar que nossas equipes estão atentas. A SESAP em conjunto com os núcleos de Vigilância Hospitalar de Epidemiologia e Unidades de Saúde estão fazendo o monitoramento constante de casos suspeitos identificados no serviço para análise da situação no território a fim de subsidiar medidas mais pontuais frente a uma possível mudança de cenário.

Até o momento não há evidências de vínculo epidemiológico para alerta quanto a uma situação de surto ou estado de calamidade pública.

A orientação é que crianças que apresentarem sintomas como dor de garganta, febre, manchas ou lesões cutâneas devem procurar a unidade de saúde para atendimento clínico, avaliação, orientação e tratamento adequado e não devem ser enviadas as escolas na presença de sintomas e medidas de higienização devem ser redobradas.

Nossa equipe está inteiramente à disposição para sanar dúvidas e maiores esclarecimentos. É importante que todos acompanhem informações de órgãos oficiais para informações fidedignas.

Local: Barbacena