Terceira audiência pública dos processos do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana de Barbacena. Foi apresentado o produto três que consiste na apresentação das propostas que são definidas as diretrizes e propostas as quais serão divididas em tópicos.
Os planos pensam a cidade a médio e longo prazo e deverá ser renovado a cada 10 anos. Barbacena tem uma defasagem de mais de 60 anos. O objetivo é alcançar o desenvolvimento urbano e sustentável, além de implementar os conceitos de cidades inteligentes. A sua execução leva em consideração as questões territoriais, socioeconômicas, saneamento, infraestrutura e saneamento e principalmente as questões legais e fundamentais.
A audiência pública é de extrema importância, tendo em vista que a construção do futuro da cidade é uma responsabilidade compartilhada. Ouvir a população é de extrema importância.
Durante a audiência pública foi feita uma explanação inicial dos arquitetos da DRZ Geotecnologia e Consultoria, Beatriz e Clayton Rosa. Foi apresentado o produto três de forma detalhada e em seguida foi aberto para as perguntas.
Foram mais de quatro horas de explanação e discussão. O prefeito Carlos Du destacou a importância do processo democrático de construção destes instrumentos. “O plano diretor está sendo desenvolvido com participação ampla da população de Barbacena, das câmaras técnicas e eu quero agradecer a todos que estão se empenhando para desenvolver esse projeto que está ficando maravilhoso”, destacou Du.
A população pode participar da consulta pública até o dia 25/01 através do aplicativo Fala Barbacena, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e no App Store. É possível também acessar a versão web através do link:
https://barbacenamg.appcidades.com.br/start/services/.