19 JAN 2024
Ouvidoria divulga balanço do quarto trimestre de 2023
A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) divulgou o balanço do quarto trimestre de 2023 das manifestações recebidas pela Ouvidoria Geral e Ouvidorias Adjuntas. O relatório atende à Lei Delegada 71/2013, à Lei Municipal 4977/2019, à Lei Federal 13.460/2017 e ao princípio da publicidade e transparência.
As manifestações foram classificadas da seguinte forma:
RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.
DENÚNCIA: Ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.
SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica.
ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.
SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.
Nos meses entre outubro a dezembro foram registradas 398 manifestações. A maior parte das demandas foram as solicitações, sendo 226 registradas, ou seja, mais a metade (56,78%). Em seguida foram as reclamações, um total de 134 registrados (33,64%%). Houve ainda 19 denúncias (4,77%), 17 elogios (4,27%) e duas sugestões (0,50%).
Das 398 demandas registradas, 328 foram resolvidas.
Confira o relatório completo