21 FEV 2024
PLANEJAMENTO URBANO
O Programa Barbacena Inteligente inicia o processo de implantação do sistema de videomonitoramento
O Programa Barbacena Inteligente iniciou o processo de implantação do sistema de videomonitoramento através de câmeras por toda a cidade.
Na primeira fase serão instalados 78 pontos de videomonitoramento, começando pela fixação das estruturas que receberão as câmeras. As imagens captadas serão transmitidas por rede privada de fibra óptica, e monitoradas em tempo real pelas forças de segurança do município. O videomonitoramento é essencial para melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas.
Essa é apenas uma das várias ações que estão sendo implementadas pelo Barbacena Inteligente. Quase 100% do parque de iluminação pública foi substituído por luminárias em LED. Uma rede de 56 quilômetros de fibra óptica foi instalada para suportar o videomonitoramento, a internet dedicada nos prédios públicos e a internet gratuita em alguns pontos de grande movimentação.
O programa é um marco histórico e coloca Barbacena na rota das Smart cities (Cidades Inteligentes), resultando em melhorias nas operações urbanas, redução de custos, aumento de interatividade com o governo, mais segurança e qualidade de vida para a população.