05 ABR 2024
SAÚDE
Secretaria de Saúde da dicas para evitar aparecimento de animais peçonhentos em residências
Nos últimos dias, relatos tem aparecido nas redes sociais, em relação ao surgimento de aranhas em alguns bairros da cidade. A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece algumas informações quanto a essa situação.

Os meses de abril e maio são comuns o aparecimento devido aos meses de reprodução. Nesse sentindo é importante que alguns cuidados sejam tomados pela população como forma de evitar acidentes com animais peçonhentos:
Algumas medidas importantes de prevenção para as áreas internas que possam ser tomadas são:

- Realizar a avaliação de frestas/vãos, aberturas em portas e janelas, e eliminar através de meios de vedação

- Telar abertura de ralos, pias e tanques

- Analisar calçados e roupas pessoais, de banho e de cama antes do uso

- Afastar camas e sofás de paredes

- Realizar a limpeza regular de móveis, cortinas, quadros e cantos de parede.

Já em relação as áreas externas, as medidas de prevenção são:

- Remoção de entulhos, lenhas, folhas secas, e outros locais que possam servir de abrigo aos animais;

- Usar luvas de couro nas atividades de jardinagem e na remoção de materiais;

- Evitar queimadas pois desalojam os animais;

- Manter limpos terrenos baldios;

- Preservar predadores naturais como sapos, lagartixas, seriemas e galinhas;

- Acondicionar o lixo em recipientes apropriados e fechados e realizar o devido descarte

Em casos de identificação do animal evite a circulação de pessoas e animais; não tocar ou jogar objetos sobre o animal e em casos de acidentes procurar atendimento médico imediato.