14 JUN 2024
Junho Violeta - Mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa
Nesse mês de junho destacamos o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa através do Junho Violeta. Nesse dia 15, enfatizamos o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de sensibilizar a todos sobre o tema, bem como para notificar atos de violação de direitos. Dentre os canais de notificação de violação de direitos, tem-se o Disque 100.

O Disque Direitos Humanos - Disque 100 é um serviço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que recebe demandas relativas a violações de direitos humanos, como negligência, violência física, psicológica e patrimonial e abandono.

O serviço está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia.

As denúncias podem ser feitas por meio de discagem direta e gratuita, bastando discar 100, pelo email ouvidoria@mdh.gov.br, pelo whatsapp +55 61 99611-0100, ou pelo telegram, digitando “Direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo.

Caso solicitada pelo denunciante, a denúncia pode ser feita de forma anônima e após o registro, as denúncias são examinadas e encaminhadas aos órgãos competentes.

Além do Disque 100, é possível buscar ajuda através do Conselho Municipal do Idoso, Ministério Público, Polícia Civil ou CREAS.

Qualquer pessoa pode denunciar alguma situação relacionada à violação de direitos humanos da qual seja vítima ou tenha conhecimento.

Se você conhece, convive ou está próximo de pessoas idosas seja gentil e reconheça que o processo do envelhecimento é mais um ciclo da vida que precisa de cuidado e amor.

Local: Barbacena, MG, Brasil