Entre os dias 08 e 10 de outubro, ocorreu a X Feira Científica de Barbacena (FECIB), maior evento de pesquisa escolar da região, reunindo mais de 20 escolas e 70 projetos inovadores. As escolas municipais se destacaram com trabalhos e abordagens educativas.
A Escola Municipal “Pe. Sinfrônio de Castro” conquistou o 1° lugar na categoria Ensino Fundamental – Didático, desenvolvendo o Projeto “Ler e Brincar é só começar: o desenvolvimento infantil na perspectiva da leitura e da brincadeira” com os alunos do 5º ano. O projeto conduzido pela Professoras Karina Souza Vasconcelos e Fernanda Cristina Pereira Barbosa Teixeira destacou que a leitura e a brincadeira são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento e das emoções por meio da obra “Um recorte de infância” da autora barbacenense Cleo Cavalcanti.
Já a E. M “Tony Marcos de Andrade” apresentou dois trabalhos, o primeiro deles foi A história da Matemática: jogos, desafios e experimentos para uma viagem no tempo pela construção da Matemática com a participação de alunas do 7º e 9º anos que receberam o 3º lugar na categoria do Ensino Fundamental - Didático. A pesquisa apresentou a história da Matemática, a criação dos números e desmistificação do conteúdo, sob coordenação das Professoras Daiany Darlley e Marina Guilarduci. Expuseram ainda o trabalho intitulado Fascinante Genética dos Gatos que foi coordenado pelas Professoras Ana Luísa Pedrosa Patrício e Fernanda Taís Ribeiro e Souza Rocha. Os alunos dos 8º e 9º anos analisaram os genes dos gatos domésticos, relacionando as características fenotípicas.
A Escola Municipal "Sebastião Francisco do Vale " destacou-se com a temática: Explorando Padrões Matemáticos a partir do Geoplano Circular. Os alunos do 7º ano, orientados pela Prof. Marcelo Bergamini Campos trouxeram abordagem inovadora, integrando conceitos matemáticos com expressões artísticas.
Tivemos ainda a participação da Escola Municipal Monsenhor Lopes que abordou o tema: Sementes da identidade: Cultivando amor pelo meu município, estimulando os estudantes do 3º ano a despertarem o pertencimento à comunidade, através de atividades que integraram as crianças da zona rural ao município. A excelente pesquisa foi orientada pelas professoras Edvane Oliveira e Lenísia Mendes Alves.
Destacamos também o trabalho “AMERICAN LIFE “AMERICAN LIFE”: reflexão crítica sobre o modo de vida americano da Escola Municipal Embaixador Martim Francisco, desenvolvido pelo 9º ano com a orientação das professoras Débora Cristina Gomes de Faria e Edna Maria Resende. Os estudantes apresentaram uma reflexão crítica do estilo de vida americano difundido na sociedade ocidental pelos Estados Unidos, na época da Guerra Fria, principalmente por meio do cinema e da música.
A Escola Municipal Alberto Corrêa apresentou três trabalhos bastante significativos: O Projeto do 3º ano Vamos ler: em cada página uma nova descoberta conquistou o 2° lugar na categoria Didático e visou estimular hábitos de leitura, inserindo os alunos em um ambiente alfabetizador, sob coordenação da Técnica em Educação Ariane Cardoso Figueiredo Silva. Também expuseram o tema Plantas alimentícias não convencionais: uma proposta de ensino ecoeducativa e nutricional que proporcionou a compreensão das Plantas Alimentícias não Convencionais nas turma(s) dos 5º e 7º anos. Por fim, foi apresentada as Jogadas de sucesso: integrando o xadrez na escola 3º. 4º e 5º anos em que o objetivo foi orientar e instruir os alunos sobre a modalidade, mostrando sua importância e desenvolvendo elementos pedagógicos que permitam a inserção na cultura escolar. Os dois últimos trabalhos foram orientados pela Técnica em Educação Ariane Cardoso Figueiredo Silva e a professora Bruna Beatriz da Rocha.
A SEDEC agradece todos os alunos, professores e escolas municipais que contribuíram para a transformação do ensino por meio da pesquisa e divulgação do conhecimento.