A Biblioteca Noturna de Barbacena realizou mais um evento cultural, com o tema "expressões, comunidades e memórias". O evento ocorreu entre os dias 05 a 07 de dezembro e celebra a cultura, as memórias e as expressões comunitárias por meio de exposições, apresentações musicais, oficinas, palestras e muito mais.
O objetivo do evento foi realizar uma imersão em temas que vão desde o patrimônio histórico até o universo dos jogos e colecionismo. A Biblioteca Noturna é um projeto que abre a Biblioteca Pública Municipal em horários alternativos, principalmente visando a população que não consegue frequentar a biblioteca durante o dia.
O evento foi aberto com atração musical do Grupo Britos, que trouxe um repertório rico e variado. Logo em seguida houve a oficina de Meepelogia - Boardgames com Douglas Heleno. A noite também foi marcada por RPG e Boardgames, para aqueles que preferem desafios intelectuais e imersivos, com direito a muitas aventuras e diversão.
NA sexta-feira a apresentação musical ficou por conta do Prof. Helder Puiatti. Além disso, houve a exposição "Em Algum Lugar da Memória", uma mostra do artista Rodrigo Lozasso que explora a conexão entre a memória e as experiências passadas. A exposição reflete sobre a construção de identidade e a preservação das lembranças através da arte. A noite foi fechada com uma palestra do especialista José Maurício dos Santos Júnior, que falou sobre "Patrimônio Histórico-Cultural e Políticas de Preservação"
Já no sábado, aconteceu a Exposição de Miniaturas, Colecionismo e ActionFigures, organizada pelo Grupo de Colecionadores de Barbacena. O público pôde admirar uma vasta coleção de miniaturas e figuras de ação, que encantam tanto os colecionadores quanto os entusiastas.
O evento foi uma oportunidade de uma agenda diversificada de fortalecimento de um centro cultural vital para Barbacena, proporcionando uma experiência que une música, jogos, arte e reflexão, oferecendo uma plataforma para a troca de experiências e valorização de nossa história e identidade.