Começou nesta terça-feira (11) a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (5CEMA), um evento essencial para debater a emergência climática e os desafios da transformação ecológica. O encontro reunirá especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de mitigação, adaptação e governança ambiental. Os delegados eleitos na Conferência Municipal de Meio Ambiente de Barbacena, que ocorreu em dezembro do ano passado, representam o município nesta etapa. A diretora de Meio Ambiente de Barbacena, Larissa Candian Ferreira, representa o município e participa do eixo de discussão Governança e Educação Ambiental.
Este é um evento orientativo para a Conferência Nacional, que ocorrerá de 06 a 09 de maio. A conferência conta com um ciclo de palestras divididas por eixos temáticos, abordando tópicos cruciais para o enfrentamento da crise climática. Entre os palestrantes estão:
A programação ainda inclui uma palestra sobre mudanças climáticas ministrada pela professora Michelle Simões Reboita, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), abordando os processos físicos e os impactos sociais das alterações no clima.
Além das palestras, o evento promove debates técnicos e apresentação de propostas, culminando na votação de medidas prioritárias para a política ambiental do estado. A conferência também será um espaço para discussão do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC-MG), documento que visa orientar as ações do governo na luta contra a crise ambiental.