Na manhã desta quinta-feira (25), aconteceu o evento alusivo à 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com o tema "Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”. A jornada tem como objetivo celebrar o patrimônio cultural.
Os alunos da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes visitaram a praça Conde de Prados, que possui a maior concentração de imóveis tombados de Barbacena e está inserida dentro da Zona de Proteção Cultural. Também foram em direção ao entroncamento das ruas Comendador João Fernandes com rua 7 de Setembro e Monsenhor João Gonçalves em que foi apresentada a paisagem cultural da antiga escola Agrícola de Barbacena (atualmente IF Sudeste MG) que permanece desde 1910.
Foi feita uma visita ao Arquivo Histórico Municipal, onde os alunos conheceram as fontes tipográficas, tipos de papéis antigos e a segunda edição do Jornal Cidade de Barbacena datada de 1900 e que é tombada como patrimônio histórico municipal.
A visita guiada tem como função contribuir com a difusão e a compreensão do espaço e sua composição, tendo como referencial o patrimônio histórico, os espaços de memória coletiva e individual.
Durante a visita, também foi discutido como a poluição visual muda a paisagem.
Os alunos passaram por diversos bens tombados na rua José Bonifácio e finalizando na Igreja de Nossa Senhora Assunção.