Avaliação nacional é fundamental para diagnosticar a qualidade do ensino e orientar políticas públicas para a educação básica
A partir desta quarta-feira, 22 de outubro, os alunos da rede municipal de ensino de Barbacena começarão a participar do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025. As provas serão aplicadas até o dia 31 de outubro para as turmas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
O SAEB é um conjunto de avaliações em larga escala, aplicado em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O principal objetivo é realizar um diagnóstico abrangente da educação básica no país, permitindo que os gestores educacionais detectem fragilidades no processo de ensino e aprendizagem e invistam em ações para a melhoria da qualidade.
Durante o período de avaliação, os estudantes responderão a questões de Língua Portuguesa e Matemática. As provas são elaboradas para aferir o domínio de competências e habilidades essenciais em cada etapa da escolaridade, como a capacidade de leitura, interpretação de textos e resolução de problemas matemáticos.
Os resultados obtidos no SAEB, combinados com os dados de aprovação do Censo Escolar, são utilizados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no Brasil. O Ideb é fundamental para o monitoramento das metas de educação e para a elaboração de políticas públicas mais eficazes para o setor.