16 NOV 2023
CULTURA
Em noite emocionante, milhares de pessoas participam de inauguração das luzes de Natal de Barbacena

Na noite da última terça-feira (14) Barbacena viveu um momento mágico. A cidade inaugurou a sua decoração de natal, com a presença de mais de 10 mil pessoas, que estiveram no Jardim Municipal para acompanhar o lançamento. Além da inauguração das luzes, houve ainda o espetáculo Mineiramente, do grupo Ponto de Partida, e do Coral Rotunda, sob a regência de Claudia Valle.

O público aproveitou ainda diversos espaços instagramáveis, como o Presente Gigante, a Mega Bola de Natal, a Roda Gigante da Turma do Papai Noel, o Trenzinho e o Trenó do Papai Noel, espalhados pela área central de Barbacena.

Foram mais de 150 mil lâmpadas de micro leds, que proporcionam um lindo efeito visual e consomem menos energia elétrica do que as lâmpadas convencionais. Mais de 500 figuras temáticas de Natal estão alocadas no município, que se posiciona como um dos principais destinos turísticos natalinos do Estado. “Desenvolvemos o projeto, acreditamos e estamos trabalhando muito para fazer o Sonho de Natal ser uma realidade. Queremos oferecer não apenas para a população do nosso município, mas também para turistas que buscam o encanto deste período que é tão mágico. Com isso, atraímos investimentos, movimentamos a economia e beneficiamos toda a cadeia de comércio e serviços”, destaca Alexandre Braga, Diretor de Cultura, Desporto e Turismo de Barbacena.

Magia até 24 de dezembro

A inauguração da decoração luminosa foi apenas o início da série de ações que serão realizadas até a véspera de Natal. De 15 a 24 de dezembro, Barbacena vai repetir o sucesso dos dois últimos anos. No Jardim Municipal (Praça dos Andradas), área em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, será montado o Palco Sonho de Natal, com intensa programação artística e cultural durante todos os dias do evento, das 14h às 22h.

No Palácio da Revolução Liberal (Câmara Municipal), de 16 a 23 de dezembro, serão realizadas apresentações noturnas com projeções mapeadas na fachada e artistas em suas sacadas.

O Sonho de Natal Barbacena 2023 vai montar também a famosa "Vila do Papai Noel" com a presença do Papai Noel e seus duendes por seis horas diárias, recebendo todos que quiserem ver o bom velhinho, além de um grande presépio em dimensões reais. Haverá ainda praça de alimentação e exposição de artesanato.

Pela primeira vez também acontece uma decoração especial na Rua Tiradentes e Praça Conde de Prados (Praça do Globo).

A chegada do Papai Noel será no dia 16/12, às 10h. Os desfiles temáticos, conhecidos como “Paradas Natalinas", vão acontecer nos dias 17 e 21 de dezembro, às 19h, com mais de 150 figurantes divididos em 15 alas com figurinos temáticos alusivos ao Natal.

De 22 a 24 de dezembro, as apresentações do Presépio Vivo prometem emocionar os presentes. No último dia de programação, véspera de Natal, a programação será inteiramente dedicada às crianças, com brinquedos gratuitos e distribuição de pipoca, algodão doce e picolé.

A programação completa será divulgada em breve.