Está disponível no Sistema de Saúde de Barbacena, a vacinação contra a Febre Amarela. Esta é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). Não há transmissão de pessoa a pessoa. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados.
A vacina é a principal ferramenta de prevenção da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para toda população de nove meses a 59 anos de idade. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, sendo que para a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver atualmente. Essa medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
· Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem receber 1 (uma) dose;
· Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem receber 1 (uma) dose de reforço;
· Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem receber 1 (uma) dose;
· Pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber 1 (uma) dose de reforço.
· Pessoas com 60 anos e mais, o serviço de saúde deverá avaliar a pertinência da vacinação.
· Viajantes internacionais e viajantes não vacinados que se deslocarão para áreas com evidência de circulação do vírus febre amarela (em humanos ou epizootias). A recomendação é que seja administrada 1 (uma) dose da vacina com pelo menos com 15 dias de antecedência da viagem.
Em 2025 foram registrados casos humanos de febre amarela no Estado de Minas Gerais, trazendo um alerta e preocupação com a população elegível a vacinação. A febre amarela já tem uma porcentagem de letalidade alta e se a pessoa não for vacinada, aumenta ainda mais a chance de óbito.
Uma estratégia multisetorial entre Vigilância, Atenção Primária a Saúde através das UBS e CEREST desenvolveu um plano de ação inicial voltado aos trabalhadores da zona rural, para avaliação dos cartões e atualização do esquema vacinal conforme situação encontrada com intuito de aumentar a prevenção contra a doença e proteger os trabalhadores do campo.
As ações foram articuladas com as UBSs da Zona Rural, que nos meses de março e abril realizarão ações, voltadas ao trabalhador rural, mas não se limitando apenas a eles, para garantir que todos estejam com a vacina em dia.
ações e calendários
UBS de Padre Brito está com previsão de ações extramuro de vacinação que ocorrerá entre os dias 11 a 18 de março nas localidades do sítio Capoeira Grande, salão de Ponto Chique, Igreja em Monte Vidil, Granja em Ponto Novo
Já em Pinheiro Grosso, a ação será realizada junto ao terço dos homens no dia 26/03.
A UBS de Torres solicita que os trabalhadores rurais procurem a unidade para que possa ser realizada a avaliação da situação vacinal.
Para além das ações juntamente aos trabalhadores rurais é importante que toda população na faixa etária de recomendação avalie o cartão de vacina e na ausência da dose da vacina contra a Febre Amarela, procure a Unidade de Saúde de referência para conferência e atualização.