A 56ª Expô Barbacena foi um grande marco com recorde de pessoas no Parque de Exposições. Uma edição para ficar marcada na história, tanto pela qualidade da parte técnica do evento, quanto pela excelência na programação artística, que trouxe para o palco da festa, que foi o maior já montado, o que há de melhor na música sertaneja, que é a característica da festa.
Dentre o destaque da programação técnica estão: Torneio Leiteiro, julgamentos de raças do cavalo Campolina e Mangalarga Marchador, Gado de Corte, Jersey e Holandês, Espaço Agroindustrial, Agricultura Familiar, Fazendinha IF Sudeste, Galpão dos caprinos e ovinos, rodeio profissional, valendo vaga para a Liga Nacional de Rodeio de Barretos, artesanato, gastronomia, dentre outros.
“Esse evento teve várias novidades, destacando sobre tudo o resgate do gado Jersey, a etapa do rodeio de Barretos e a movimentação do galpão dos caprinos, ovinos, principalmente os pets. A surpresa da capacidade leiteira dos caprinos em relação aos animais de grande porte, além do inventário dos efeitos dos gases de efeito estufada são outros pontos importantes. Destaque também para a agricultura familiar e continuação dos espaços da agroindústria e artesanato”, destacou o secretário de agricultura, pecuária e abastecimento, Frederico Fernandes.
Em relação ao rodeio, o empresário Juscelino Amaral falou desta tradição em Barbacena. “Nós estamos aqui desde 1998. São 28 anos de história com a parceria com a prefeitura e o Sindicato Rural de Barbacena. A expectativa do rodeio é muito grande e nós estamos trazendo aqui mais uma vez a Liga Nacional do Rodeio, onde o competidor em touros tem uma vaga direta para o Barretos Internacional da Liga. Fora o rodeio de cavalo, que hoje está numa crescente muito grande. Trazemos animais de alta competitividade com profissionais de alta qualidade e também uma estrutura diferenciada para somar nesse grande evento”, afirmou o empresário de rodeios.
Já na programação artística, Zé Neto & Cristiano foram os responsáveis por inaugurar a programação musical da festa, na noite de quinta (15), com mais de 15 mil pessoas cantando do início ao fim.
Na sexta-feira (16), o público, com 26 mil presentes, prestigiou a dupla Maiara & Maraisa e o cantor Leonardo, os responsáveis pela noite repleta de animação, sofrência e muito romantismo, com direito a participação surpresa de Maraisa no show do cantor sertanejo em "Coração Bandido". Fernando Mocó, empresário e namorado de Maraisa, também surpreendeu ao interpretar "Zuar e Beber" ao lado do ícone da música sertaneja.
A terceira noite de shows, sábado (17), foi animada pelos veteranos da música sertaneja, Guilherme & Santiago, que demonstraram muito carisma em cima e fora do palco. Os irmãos cantaram vários sucessos que conquistaram o Brasil em seus 30 anos de carreira. A noite contou ainda com o talentoso Murilo Huff, que fez um show animado, repleto de efeitos visuais e uma performance que fez o público ficar atento ao palco da Expô Barbacena.
Para encerrar a 56ª edição da Expô Barbacena em grande estilo, o ícone Luan Santana fez a noite de domingo (18) ficar marcada na história. O show do cantor foi o responsável pelo recorde de público contabilizado oficialmente na tradicional exposição agropecuária, com 30 mil presentes no Parque de Exposições Bias Fortes, com fãs que chegaram antes das 08h da manhã para marcar o lugar na grade e curtir a apresentação do fenômeno da música, que, foi um verdadeiro espetáculo visual e sonoro. Além de animar os admiradores do seu trabalho, o artista proporcionou nostalgia e emoção, interpretando canções que o fizeram conquistar o Brasil, com destaque a “Meteoro”, que foi cantada acompanhada por um coro formado por milhares de pessoas.
"É com imenso orgulho que encerramos a 56ª edição da Expô Barbacena, um evento que ficará registrado na história da nossa cidade. Pela primeira vez, montamos o maior palco já visto aqui, e a resposta do público não poderia ter sido melhor. Batemos o recorde de espectadores em uma noite mágica e inesquecível, com shows de artistas de renome que levaram alegria, emoção e muitos momentos de diversão ao nosso querido Parque Senador Bias Fortes. Essa conquista é o resultado do trabalho e dedicação de todos os envolvidos na organização. Agradecemos de coração a todos que participaram e fizeram parte desse sucesso”, disse Alexandre Braga, Secretário de Cultura e Turismo de Barbacena.
Além da festa no palco e da programação técnica variada, neste ano, a Expô Barbacena abraço uma causa nobre ao unir forças com o MG Transplantes para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Durante o evento, foram realizadas ações educativas e informativas para esclarecer dúvidas, desmistificar o processo e incentivar o diálogo familiar em torno do tema. Alguns artistas gravaram depoimentos conscientizadores sobre o assunto.
O MG Transplantes, vinculado à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), é responsável por coordenar toda a política de transplantes no estado, incluindo a notificação, doação, distribuição e logística de órgãos e tecidos humanos. Para ser um doador de órgãos em Minas Gerais, não é necessário nenhum cadastro prévio: basta comunicar esse desejo à família, pois a doação só acontece com a autorização familiar após a morte.
A Expô Barbacena também se destaca como um importante espaço de fomento econômico, tanto dentro da festa através de negócios realizados pelo agro, quanto também em diversos setores como serviços, rede hoteleira, restaurantes, transporte, vestuário, dentre outros.