As ruas de Barbacena estão prestes a se transformar em um grande palco a céu aberto. Nesta quinta-feira (12/12), às 20h, a cidade acolhe mais uma edição do Cortejo Ponto de Partida. Mais do que uma apresentação natalina, a edição deste ano carrega um peso emocional histórico: ela sela o reencontro do grupo teatral com o coral Meninos de Araçuaí.
A parceria entre o Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí é um dos belos capítulos da cultura mineira, no entanto, o público não via essa junção desde 2019. O cortejo deste ano quebra esse hiato, prometendo resgatar a química única que mistura a sofisticação teatral do grupo de Barbacena com a força e a pureza das vozes do Vale do Jequitinhonha.
O Cortejo busca inspiração nas raízes profundas do Brasil. A estética e a sonoridade bebem diretamente da fonte do Pastoril e da Folia de Reis.
O repertório é uma viagem musical que atravessa fronteiras, reunindo canções de diversas partes do mundo, mas sempre com o sotaque e a alma da festa popular brasileira. O resultado é um espetáculo itinerante que não apenas se assiste, mas se vivencia.
Há mais de 25 anos em cartaz, o espetáculo já se consolidou como um patrimônio imaterial da região. Ao longo dessas duas décadas e meia, a festa popular itinerante já arrastou uma multidão impressionante: mais de 200 mil pessoas já assistiram, cantaram e se emocionaram com a passagem do grupo.
O cortejo sairá da Praça do Rosário, no centro de Barbacena e o espetáculo é gratuito.









