A saúde pública de Barbacena vive um novo capítulo histórico. Em evento realizado nesta segunda-feira (22), autoridades municipais, como o prefeito Carlos Du e o secretário municipal de saúde, Gustavo Ferreira - e autoridade estaduais, como o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti e o secretário de Governo do Estado, Marcelo Aro, oficializaram os novos investimentos para ampliação de Barbacena como um polo macrorregional de saúde, com o anúncio do serviço de Neurocirurgia de alta complexidade no Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (Fhemig), a autorização da Vigilância para novos leitos de UTI no hospital Policlínica e um novo aparelho de hemodinâmica no hospital Ibiapaba.
A conquista é fruto de uma intensa união de esforços entre a Prefeitura de Barbacena e o Governo de Minas Gerais. O novo serviço de neurocirurgia permite que pacientes vítimas de traumas graves, que antes precisavam ser transferidos para Belo Horizonte ou outras cidades, recebam tratamento definitivo e imediato no próprio município.
O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou o impacto direto na vida da população: "Antigamente, se identificava um sangramento na cabeça e era preciso transferir. Agora não. Tratamos do início ao fim, do politrauma ao tratamento definitivo. Isso salva vidas e ajuda a reorganizar toda a região. Barbacena não precisa mais levar pacientes para outros lugares, conseguimos fazer tudo aqui", destacou.
A Presidente da Fhemig, Renata Dias, fez questão de ressaltar que o sucesso do projeto passa pelas pessoas: "Para montar um serviço dessa complexidade, para além de equipamentos, precisamos de servidores, médicos e enfermeiros capacitados. E a equipe da Fhemig em Barbacena está preparada para não decepcionar na assistência".
Claudinei, diretor do complexo hospitalar, confirmou que a equipe já está realizando as cirurgias e está apta para lidar com o aumento da complexidade dos casos.
Para o Prefeito Carlos Du, os anúncios representam um salto de qualidade e agilidade no atendimento. "O impacto é gigantesco quando falamos de tempo-resposta. O paciente atendido aqui, com essa nova estrutura, tem cerca de 80% a mais de chance de vida. Era um sonho antigo que conseguimos realizar através do redesenho da nossa rede de saúde", afirmou o prefeito.
Além da neurocirurgia, o pacote de avanços inclui a habilitação de 10 novos leitos de UTI no Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (IMAIP) por parte de órgãos fiscalizadores, como a Vigilância. "Após a intervenção, resolvemos mais de 27 inconformidades sanitárias, conseguimos o alvará de funcionamento de todo o hospital e zeramos uma fila histórica de mais de quatro mil pacientes que aguardavam por cirurgias eletivas", ressaltou Du.
O Hospital Ibiapaba, referência cardiovascular para toda a macrorregião, também foi contemplado com investimentos decisivos para salvar vidas. Foi feita a aquisição de um novo equipamento de hemodinâmica. O novo aparelho substituirá a máquina antiga, que sofria constantes paralisações por quebras técnicas, comprometendo o atendimento de urgência. "Estamos falando de um equipamento que atenderá mais de 800 mil pessoas com segurança e celeridade, evitando que pacientes venham a óbito aguardando procedimentos", destacou Du. A conquista se soma ao recém-inaugurado serviço de oncologia da instituição, fortalecendo ainda mais a rede de alta complexidade de Barbacena.









