As luzes que enfeitam as ruas de Barbacena neste mês de dezembro fazem muito mais do que apenas decorar: elas estão transformando a dinâmica da cidade. O projeto "Sonho de Natal" consolidou-se como um espetáculo visual e um poderoso motor para o turismo e a economia local, atraindo visitantes de diversas partes do país.
Para quem vive do turismo de negócios, dezembro costumava ser um mês de baixa temporada em Barbacena. No entanto, o evento inverteu essa lógica. Robson Prado, gerente do Lucape Palace Hotel, explica que o perfil do hóspede mudou e a procura aumentou significativamente.
"Para nós é muito bom. O nosso hotel é quase exclusivamente corporativo, então essa época costumava ser muito vazia, já que o pessoal entra de férias (...). Agora, com o Sonho de Natal, temos reservas de pessoas que vêm de fora para ver o evento. Isso tem agregado demais para a gente aqui", destaca o gerente.
Encantamento que vem de longe
A fama do Natal barbacenense já ultrapassou as divisas regionais. Turistas de Juiz de Fora e até de Brasília (DF) marcaram presença nas ruas do centro para conferir de perto a decoração e as paradas artísticas.
"Eu só tinha visto pelos vídeos e fotos. Fiquei encantada, ficou muito bonito. A cada ano fica ainda mais mágico", comentou Raquel Brunelli, turista de Juiz de Fora. A percepção é compartilhada por quem veio de ainda mais longe. Isabela e João Felipe Oliveira, de Brasília, destacaram a qualidade dos figurinos, a iluminação e a atmosfera criada pelas carruagens e personagens que interagem com o público.
Orgulho para quem é da terra
Se para o turista a experiência é de descoberta, para o barbacenense é de resgate da autoestima. Ver as ruas cheias e a cidade "viva" gera um sentimento de pertencimento.
Olga Silveira, moradora da cidade, não escondeu a emoção: "É o encantamento. Todo mundo fica emocionado de ver a cidade toda iluminada desse jeito. As crianças vibrando com os personagens".
O "Sonho de Natal" coloca Barbacena como um destino turístico de destaque em Minas Gerais, fazendo com que o investimento em cultura e lazer traga retornos diretos para o comércio, a hotelaria e, principalmente, para a memória afetiva de quem passa pela cidade.









