Na última terça-feira, 27 de janeiro, Barbacena deu um passo importante na preservação de sua memória e identidade cultural. Em reunião, tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena (COMPHA), que atuarão durante o biênio 2026/2028.
A nova composição foi oficializada através da Portaria de Nomeação nº 26.771, de 19 de janeiro de 2026. Durante o encontro, foram definidos os nomes que conduzirão os trabalhos e as decisões do Conselho nos próximos dois anos. A mesa diretora ficou assim estabelecida:
O Conselho tem o objetivo de garantir que as políticas de tombamento, registro e conservação sigam os critérios de excelência exigidos pelo patrimônio barbacenense.
A reunião contou com a presença da Chefe de Apoio à Participação Popular, Amanda Celeste G. Leporati, destacando a integração entre o poder público e a sociedade civil organizada.
O conselho é formado por um grupo diverso de profissionais e representantes da comunidade. Estiveram presentes na cerimônia de posse:









