07 JUN 2024
Você sabia que a vacinação é a única forma de evitar a Poliomielite?
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

As sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente são motoras e não tem cura. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite.

Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha). É muito importante que os pais estejam atentos e atualizem o calendário nacional de seus filhos conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Amanhã, 08/06, acontece o dia "D" de divulgação e mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra Poliomielite. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também na Central de Vacinas no horário de 08:00 as 16:00h. Para vacinação é necessário levar o cartão de vacina, CPF ou CNS e estar acompanhada de um adulto responsável.