A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA), celebrou um Termo de Cooperação Técnica com a Fazenda Vista Alegre, de Capim Branco/MG, para a valorização, preservação e distribuição do Milho Crioulo na região. Esse termo representa uma conquista para a agricultura familiar, a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade local.
O Milho Crioulo é um verdadeiro patrimônio cultural e agrícola. Diferente das variedades híbridas e transgênicas, ele é uma variedade tradicional, cultivada e preservada de geração em geração pelos agricultores familiares.
De forma simplificada, pode-se dizer que é uma das primeiras variedades de milho do mundo. Sua principal característica é a autonomia que confere ao produtor: suas sementes podem ser guardadas, replantadas e, com isso, se adaptam melhor ao clima e ao solo de cada região, garantindo a manutenção de suas características originais e uma rica diversidade genética. Ele é a base da soberania, subsistência e segurança alimentar de muitas famílias.
Já o milho híbrido, apesar de sua eficiência produtiva e resistência a pragas/herbicidas, exige a compra anual de novas sementes e um alto portfólio tecnológico, gerando dependência contínua para o agricultor.
A parceria com a Fazenda Vista Alegre – que já atua com produtos orgânicos e milho crioulo e possui convênio com a Finep (órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) – representa um investimento direto no fortalecimento da agricultura familiar de Barbacena.
Este projeto não visa apenas a distribuição de sementes, mas também a promoção do valor agregado do milho crioulo, que pode ser transformado em produtos diferenciados como fubá especial, canjiquinha e outros derivados, gerando novas fontes de renda para os agricultores.
Os agricultores terão acesso a sementes de qualidade, a comunidade ganha com mais diversidade e qualidade alimentar.









