O Procon Municipal de Barbacena divulgou, nesta quarta-feira, o ranking com as 10 (dez) empresas que registraram o maior número de reclamações no órgão durante o mês de outubro de 2025. A publicação atende ao que determina a Lei Municipal nº 4.909/2017, que estabelece a transparência das informações sobre as demandas de consumo no município.
De acordo com o levantamento, instituições financeiras e operadoras de telefonia seguem liderando o número de registros, mantendo a tendência observada em meses anteriores. Também figura entre as mais reclamadas a concessionária de energia elétrica, refletindo as principais demandas dos consumidores locais.
O Procon destaca que há uma predominância de atendimentos a consumidores idosos, muitos deles enfrentando dificuldades financeiras em razão do endividamento decorrente de empréstimos consignados e pessoais.
Diante desse cenário, o órgão reforça a importância da participação dos consumidores no Mutirão de Renegociação de Dívidas, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Procons Brasil. A ação nacional segue até o dia 30 de novembro de 2025 e oferece condições especiais para a negociação de dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e outras modalidades contratadas em bancos e financeiras – desde que não haja bens em garantia e as dívidas não estejam prescritas.
O Mutirão é uma oportunidade segura para reorganizar as finanças, evitando golpes e propostas enganosas. Importante destacar que não se aplicam ao mutirão dívidas com bens dados em garantia, como veículos e imóveis, nem contratos que estejam em dia.
Os consumidores de Barbacena podem procurar o Procon Municipal para obter apoio e encaminhamento das propostas de renegociação junto aos bancos participantes.
Os atendimentos estão sendo realizados exclusivamente na unidade do Procon, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Getúlio Vargas, nº 80 – Centro.
Confira abaixo as 10 empresas com maior número de reclamações registradas no Procon Municipal de Barbacena em outubro de 2025:
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POSIÇÃO |
EMPRESA |
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1º |
BANCO BRADESCO |
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2º |
BANCO MERCANTIL DO BRASIL S/A |
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3º |
GRUPO ITAÚ (ITAÚ CONSIGNADO, BANCO ITAÚ BBA/AS, ITAU CONSIGNADO, ITAÚ UNIBANCO S/A, ITAU SEGUROS S/A) |
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4º |
BANCO BMG S/A |
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5º |
BANCO AGIBANK S/A |
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6º |
TELEFÔNICA DO BRASIL S/A |
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7º |
CLARO S/A |
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8º |
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL |
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9º |
TIM S/A |
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10º |
CEMIG DISTRIBUIÇÃO S/A |









