O Procon Municipal de Barbacena, notificou os proprietários de postos de combustíveis do município para que prestem esclarecimentos sobre a não redução do preço final da gasolina ao consumidor, mesmo após anúncio de queda no preço do combustível pela Petrobras.
No dia 27 de janeiro de 2026, a Petrobras anunciou uma redução de 5,2% no preço da gasolina A vendida às distribuidoras, o que representa uma queda de R$ 0,14 por litro no valor praticado nas refinarias, passando para a média de R$ 2,57 por litro.
Embora essa redução seja aplicada ao preço de venda para distribuidoras — etapa anterior à revenda ao consumidor final —, é esperado que esse ajuste seja repasse aos consumidores nos preços dos combustíveis nos postos, considerando que essa é uma das variáveis que compõem a formação do preço na bomba.
O Procon de Barbacena está apurando os motivos pelos quais esse repasse não ocorreu de forma equivalente ao consumidor. A notificação determina que os estabelecimentos devem informar, no prazo estabelecido, os valores de compra e de venda do combustível anteriormente e após anúncio da redução pela Petrobras.
A atuação do Procon visa proteger os direitos dos consumidores barbacenenses, em especial o direito à informação clara e adequada sobre os preços de produtos essenciais como os combustíveis, e garantir que eventuais reduções de custo ao longo da cadeia de fornecimento sejam refletidas, sempre que possível, no preço final ao consumidor.









