O dia das crianças está se aproximando e muitos consumidores têm o hábito de comprar o presente para agradar uma criança de sua família ou amigo.
Assim, é importante o consumidor ficar atento na hora das compras a fim de evitar algum problema.
Uma particularidade quando se trata de compras para as crianças é observar se aquele brinquedo é indicado para a faixa etária da mesma, pois para crianças menores brinquedos com peças muito pequenas podem ser um risco. Deve-se ainda verificar se o produto possui o selo do INMETRO.
Outra dica importante é fazer uma pesquisa de preço, tanto nas lojas físicas quantos nas virtuais, pois podem ter grande variação nos preços.
COMPRAS PELA INTERNET
Caso o presente seja adquirido pela internet o consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega, uma vez que a encomenda pode não chegar a tempo e a não entrega do presente, caso a criança já tenha sido comunicada a respeito, poderá gerar frustração.
Vale lembrar que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas dentro do prazo de sete dias, independente de motivo específico, conforme dispõe o art. 49 do CDC.
É importante também que o consumidor verifique a credibilidade da loja virtual, através dos sites de informação, como por exemplo o Reclameaqui, verificando se há alguma reclamação quanto àquele fornecedor.
COMPRAS EM LOJA FÍSICA
Quanto às compras efetuadas em lojas físicas, o consumidor deverá ficar atento se o produto adquirido é indicado para a faixa etária da criança e se é do gosto do presenteado, lembrando que em compras na loja física o fornecedor não tem a obrigação de efetuar a troca caso não tenham gostado do produto ou não sirva, por exemplo.
Caso o fornecedor assuma a obrigação de efetuar a troca lembre-se de pedir que ele documente a informação em etiqueta ou nota fiscal, para que não tenha problemas futuros.
A obrigação de efetuar a troca ou reparo ocorre somente nos casos de o produto apresentar algum defeito.
Por isso é importante o consumidor solicitar a nota fiscal do produto para eventual problema com o produto.
Caso o consumidor tenha sofrido algum desrespeito ao seu direito, converse com o fornecedor e caso não seja solucionado efetue sua reclamação no Procon Municipal de Barbacena. Para atendimento presencial deverá ser feito agendamento através do site
https://www.mg.gov.br/pagina/agendamento-online-gratuito