07 NOV 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Fachada do Edifício Sede do Poder Executivo passa por restauração.
O edifício da Prefeitura Municipal é um patrimônio cultural de Barbacena, devidamente tombado pelo município e de grande relevância histórica para a cidade. Vale a pena relembrar que esse edifício desempenhou um papel fundamental no passado, servindo como Central de Distribuição de Energia Elétrica da cidade em meados de 1904. Naquela época, a corrente alternada, gerada pela primeira usina hidrelétrica da cidade, a Usina de Ilhéus, era transportada por uma extensão de aproximadamente 14 quilômetros até chegar a este prédio.

Em dezembro de 1973, o edifício foi reinaugurado como a sede da Prefeitura Municipal de Barbacena, onde ainda opera até os dias de hoje. Um fato pouco conhecido é que o edifício recebeu a denominação de "Palácio Sobral Pinto", conforme estabelecido pela Lei 2.727, de 22/05/1992.

Para preservar sua imponência e relevância histórica, o edifício passou por um processo de restauração, que incluiu a instalação de sinalização horizontal para deficientes visuais na calçada, um projeto paisagístico e a incorporação de pontos de luz para apoiar campanhas temáticas.

Todo esse trabalho de revitalização foi possível graças aos esforços das equipes da Secretaria Municipal de Obras (SEMOP) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEAPA), Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SETRAM), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Gabinete (SEGAB).

O atual edifício da Prefeitura desempenha um papel vital na história de Barbacena, sendo a sede do Poder Executivo Municipal, representando os interesses de cerca de 122.894 habitantes. Sua importância é inegável.
Local: Barbacena