Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Barbacena e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Prefeitura Municipal de Barbacena
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
21
21 NOV 2024
PROCON
Black Friday Chegando PROCON de Barbacena traz dicas a consumidores para as esperadas promoções
enviar para um amigo
receba notícias
A Black Friday está se aproximando e neste ano acontecerá no dia 29 de novembro. Muitos consumidores estão aguardando esta data para adquirir produtos com desconto. 

É importante que o consumidor realize um monitoramento do preço do produto que pretende adquirir para verificar se realmente está sendo ofertado o desconto ou se está sendo vítima de uma oferta enganosa. 

O consumidor deve também analisar quanto à sua real necessidade em efetuar a compra de determinado produto, evitando adquirir por impulso devido aos descontos e acabar se endividando. 

Para evitar transtornos o Procon relaciona algumas dicas que o consumidor deve observar: 

- Prepare uma lista prévia do que pretende adquirir e se realmente precisa: para um controle financeiro é importante o consumidor verificar os produtos que realmente esteja necessitando, evitando comprar por impulso. Faça uma análise de suas finanças a fim de evitar o endividamento. 

- Pesquise antecipadamente: o consumidor deverá fazer uma pesquisa prévia dos produtos que ele está interessado em adquirir. Logo deverá registrar o valor praticado antecipadamente para comparar com o preço praticado na Black Friday e ter certeza que não se trata de uma maquiagem nos preços; 

- Guarde os dados da sua compra: guarde todos os registros de sua compra, como emails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema pode ter mais facilidade em conseguir o estorno. 

- Desconfie de preços muito abaixo do mercado: o consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo da média, pois também podem ser indícios de fraude. Deverá ainda ter cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS, ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas desconhecidas. Ao receber mensagens promocionais por e-mail, a dica é evitar clicar nos links enviados na mensagem. O ideal é acessar o site escrevendo o endereço diretamente no navegador da internet. Também é importante verificar informações como o nome da empresa, endereço e canais de contato em sites como o “reclame aqui” antes de concluir uma compra. 

- Direito de arrependimento: nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, conforme dispõe o art. 49 do CDC. Lembrando que este direito é válido sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio não abrangendo, portanto, as compras em lojas físicas. 

- Da política de troca da loja física: o consumidor deve ter ciência de que caso o produto adquirido em loja física não sirva ou desista da compra, o fornecedor não tem obrigação de efetuar a troca do produto, exceto se tiver combinado com o consumidor. Caso tenha ocorrido este acordo é bom que o consumidor tenha documentado a fim de evitar transtornos futuros. 

- Ficar atento ao valor pago pelo produto: o consumidor deve ficar atento ao valor cobrado quando é colocado no carrinho, verificar se é o mesmo preço ofertado. 

- Certifique-se de que está fazendo uma compra segura: analise os sites em que estão efetuando as compras. Verifique sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais. Cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o serviço de atendimento ao consumidor da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo. 

- Direito em caso de defeito: é importante lembrar que os itens comprados em liquidações, e também peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei, sendo possível reclamar, em até 30 dias de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano. Em caso de problema com alguma compra o consumidor poderá entrar em contato com o Procon Municipal pelo telefone 32-3052-4453 (Procon UAI) ou comparecer diretamente (Procon CAC – Câmara).
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia